Notícias

Pernambuco é o estado mais transparente nos dados da Covid-19

Pesquisa leva em conta as informações passadas à população sobre testes, internamentos e número de leitos

Coletiva sobre coronavírus em PernambucoColetiva sobre coronavírus em Pernambuco - Foto: reprodução/vídeo

A organização não-governamental Open Knowledge Internacional (OKBR) divulgou novo boletim, nesta quinta-feira (09), que aponta Pernambuco como o estado mais transparente na divulgação das informações à população sobre a pandemia do novo coronavírus.

A avaliação da ONG destacou a disponibilização de informações por parte da gestão estadual sobre os testes aplicados e o maior detalhamento da localização dos casos. Assim, Pernambuco avança e lidera o ranking, mantendo um resultado classificado como de “alto nível de transparência”, o único estado do País nesse patamar.

Leia também:
Pernambuco tem 130 profissionais da saúde com Covid-19
Casos confirmados da Covid-19 em PE são 15% a 20% do total de infectados
Pernambuco registra 154 novos casos e 10 mortes de Covid-19 em 24h
Prefeitura do Recife inaugura novo hospital de campanha com 38 leitos


Em relação à primeira amostragem, divulgada no início do mês, Pernambuco subiu de 81 para 90 pontos. O índice leva em conta três dimensões: conteúdo, granularidade e formato. São considerados itens como idade, sexo e hospitalização dos pacientes confirmados com a doença, além de dados sobre a infraestrutura de saúde, como ocupação de leitos, testes disponíveis e aplicados. Avalia-se ainda se os casos estão disponíveis de forma individual e anonimizada, além do grau de detalhamento sobre a localização (por município ou bairro, por exemplo).

São considerados também os pontos positivos da publicação de painéis analíticos, planilhas em formato editável e séries históricas dos casos registrados. De acordo com a OKBR, poucos estados avançaram no grau de detalhamento dos casos suspeitos e confirmados do novo coronavírus até o momento. “A rápida resposta dos estados reforça a importância da definição de parâmetros de qualidade de dados para que os gestores possam orientar suas equipes”, explicou Camille Moura, coordenadora de Advocacy e Pesquisa da ONG. A terceira avaliação está prevista para o próximo dia 16.

OKBR

Também conhecida como Rede pelo Conhecimento Livre, a OKBR é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos e apartidária, que atua no País desde 2013. Desenvolve e incentiva o uso de tecnologias cívicas e de dados abertos, realiza análises de políticas públicas e promove o conhecimento livre para tornar a relação entre governo e sociedade mais transparente e participativa.

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

 

Veja também

Papa lava pés de 12 mulheres em presídio de Roma
RITUAL

Papa lava pés de 12 mulheres em presídio de Roma

Colapso de ponte em Baltimore pode levar a maior pagamento de seguro marítimo
EUA

Colapso de ponte em Baltimore pode levar a maior pagamento de seguro marítimo

Newsletter