Coronavírus

Pernambuco é o quarto estado que mais realiza testes RT-PCR

André Longo, secretário estadual de Saúde, apontou este dado para justificar o resultado da Pnad, que apontou Pernambuco como o estado que menos testou pelo segundo mês consecutivo

Entrevista coletiva remotaEntrevista coletiva remota - Foto: divulgação/SEI

De acordo com a Plataforma Integrada de Vigilância em Saúde (Ivis), levantamento realizado pelo Ministério da Saúde, Pernambuco é o 4º Estado do país que mais realizou testes do tipo RT-PCR, considerado por todos os especialistas como padrão-ouro para detecção do novo coronavírus, no Brasil. Conforme o secretário de saúde, André Longo, outros estados realizaram a adoção de testes rápidos como padrão. "Pernambuco só utiliza testes rápidos com protocolos rígidos, não fazemos esse tipo de testagem em massa. Isso pode justificar o resultado da pesquisa Pnad", disse Longo. 

Divulgada nesta quarta-feira (23), a pesquisa Pnad Covid, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou Pernambuco como o estado que menos testou pelo segundo mês consecutivo. Longo reafirmou que os exames RT-PCR têm sido a grande aposta do governo para as testagens. "Independentemente do que aponta a pesquisa, Pernambuco continua realizando investimentos na testagem RT-PCR", destacou André Longo. 

O titular da Secretaria Estadual de Saúde (SES) detalhou que, com os investimentos realizados, Pernambuco conseguiu quadruplicar a capacidade de testagens pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PE). “A testagem está disponível para todos os sintomáticos e também para quem teve contato com infectados. Existem pontos no Centro de Convenções e também no Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa), além de exames disponíveis mediante marcação através do aplicativo Atende em Casa”, complementou Longo.

No último boletim divulgado pela SES, foram registrados 677 novos casos da Covid-19, totalizando 143.165 casos confirmados. Também foram confirmados 30 óbitos, ocorridos desde o dia 11 de maio. Do total de mortes do informe de ontem, 10 (33,3%) foram registradas neste mês de setembro. Todos os outros 20 registros (66,7%) ocorreram entre os dias 11 de maio e 27 de agosto. Com isso, o Estado totaliza 8.085 óbitos pela Covid-19.

Veja também

Brasil soma mais 26.979 novos casos e 432 mortes por Covid-19 nas últimas 24h
CORONAVÍRUS

Brasil soma mais 26.979 novos casos e 432 mortes por Covid-19 nas últimas 24h

Jovem de 18 anos é encontrada morta em cisterna de casarão em Jaboatão dos Guararapes, na RMR
Jaboatão

Jovem de 18 anos é encontrada morta em cisterna de casarão