Pandemia

Pernambuco é o segundo do País em transparência sobre dados da Covid-19

Levantamento feito pela Open Knowledge Brasil (OKB) confirma o Estado entre os melhores do ranking entre 23 estados

Governador Paulo Câmara e secretário de Saúde André LongoGovernador Paulo Câmara e secretário de Saúde André Longo - Foto: Hélia Scheppa

Pernambuco segue no topo da lista dos estados mais transparentes na divulgação de dados sobre a pandemia do novo coronavírus, ocupando, agora, o segundo lugar no ranking sobre clareza no detalhamento da doença.

Ao todo, 23 estados, incluindo o Distrito Federal, são analisados semanalmente pela Organização não-governamental, Open Knowledge Brasil (OKB), que avalia a qualidade das informações prestadas pelos estados e pela União em seus respectivos portais sobre a Covid-19. 

No levantamento Pernambuco aparece na segunda posição no índice geral e em primeiro lugar quando comparado aos estados do Nordeste, com 92 pontos, enquadrado no patamar de “alto nível”. Amazonas e Espírito Santo ocupam a primeira posição, com 97 pontos. Da lista, apenas oito estados integram o topo do alto nível nas informações prestadas. 

 

Mapa com levantamento de transparência de dados da Covid-19 no Brasil

Na décima edição do novo levantamento, a avaliação é feita em cima da disponibilização de todos os dados sobre todas as notificações da Covid-19, incluindo casos suspeitos.

Além disso, nesta nova fase do levantamento, é exigido o detalhamento de dados relacionados a cor/raça, informações referentes a pessoas privadas de liberdade e profissionais de saúde, que estão na linha de frente no combate ao vírus. 

"Informação em saúde é fundamental e é um compromisso do Governo de Pernambuco", comentou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

 

Levantamento é feito pela Open Knowledge Brasil (OKBR)

Veja também

Pazuello lamenta mortes por covid- 19 e destaca necessidade de acompanhamento médico
Coronavírus

Pazuello lamenta mortes por covid- 19 e destaca necessidade de acompanhamento médico

Mais de 3 milhões de brasileiros infectados pelo novo coronavírus
Coronavírus

Mais de 3 milhões de brasileiros infectados pelo novo coronavírus