Cirurgias

Pernambuco investe R$ 81,5 milhões para acelerar cirurgias eletivas adiadas devido à pandemia

No Estado, cerca de 50 mil cirurgias eletivas ficaram represadas desde o início do período pandêmico

Secretário Estadual de Saúde, André LongoSecretário Estadual de Saúde, André Longo - Foto: Hélia Scheppa/SEI

Foi lançado nesta sexta-feira (15), pelo governador Paulo Câmara e pelo secretário de Saúde, André Longo, o Programa de Ampliação de Cirurgias Eletivas em Pernambuco (Opera Mais), com o intuito de atender aqueles que tiveram cirurgias eletivas adiadas ou atrasadas em virtude da Covid-19. Com um investimento de R$ 81,5 milhões, a expectativa é ampliar, até dezembro de 2022, o número de procedimentos na rede estadual.

No Estado, cerca de 50 mil cirurgias eletivas ficaram represadas desde o início do período pandêmico. O lançamento do programa aconteceu no município de Paulista, na Região Metropolitana do Recife (RMR), onde o gestor estadual esteve para anunciar ações e investimentos previstos no Plano Retomada, lançado em agosto deste ano.

No primeiro momento, busca-se realizar os procedimentos que foram adiados durante a pandemia, seguindo com os demais pacientes que estão aguardando algum tipo de cirurgia eletiva. Cada unidade irá operar de acordo com o seu perfil de atendimento e grau de complexidade cirúrgica.
 

“Na pandemia muita coisa precisou ser colocada em segundo plano, a prioridade era salvar vidas de quem estava com a Covid. Mas agora vamos tirar o atraso dessas cirurgias que precisam ser feitas. Além disso, vamos fazer convênios para ter condições de realmente dar celeridade nessa questão”, afirmou o governador Paulo Câmara. 

O secretário de Saúde, André Longo, destacou que com a queda nos adoecimentos pela Covid-19, está sendo possível reconverter leitos para o atendimento das mais diversas patologias, retomar ambulatórios e procedimentos cirúrgicos.

“Faremos um grande aporte financeiro para que os hospitais estaduais e conveniados possam ampliar suas programações de cirurgias eletivas, inclusive com mutirões, com foco em ações descentralizadas e regionalizadas, beneficiando todas as áreas do Estado. Os trabalhos serão feitos de forma escalonada e, permanentemente, iremos informar à população sobre as etapas", esclareceu.  

De acordo com o secretário, é importante reforçar que o público não deve se dirigir às unidades, já que cada serviço ou a Central de Regulação fará o contato, convocando para realização de consulta e exames pré-operatórios que permitam a realização do procedimento cirúrgico, assim como o acompanhamento pós-operatório.

Veja também

Governo define seis cidades de Pernambuco como prioritárias para apoio técnico no combate à fome
ALIMENTA CIDADES

Governo define seis cidades de Pernambuco como prioritárias para apoio técnico no combate à fome

Oito pessoas são denunciadas por morte de lutador de MMA no Rio
BRASIL

Oito pessoas são denunciadas por morte de lutador de MMA no Rio

Newsletter