A-A+

Vacinação contra Covid-19

Pernambuco recebe mais 249.150 doses de vacinas contra Covid-19

As vacinas contra Covid-19 chegaram em dois lotes As vacinas contra Covid-19 chegaram em dois lotes  - Foto: Miva Filho/SES-PE

Mais 249.150 doses de vacinas contra Covid-19 chegaram, em Pernambuco, no final da noite desta sexta-feira (6) e madrugada de sábado (7). Os dois lotes aterrissaram no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre.

A primeira remessa chegou por volta das 22h40, com 152.100 doses da Pfizer/BioNTech e 3.800 do imunizante desenvolvido pela Janssen. À 0h50 do sábado, foi a vez do voo com 93.250 unidades da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz.
 

As novas remessas foram levadas do aeroporto para a sede do Programa Estadual de Imunização (PNI-PE), e serão encaminhadas às 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres) ainda neste sábado (07.08), onde ficarão à disposição dos municípios.

O governador do estado, Paulo Câmara (PSB-PE), conta que esses novos lotes serão direcionados para a aplicação da segunda dose em pessoas com comorbidades e deficiência, porém as vacinas também serão utilizadas para a primeira dose nas faixas etárias.
 



“Mais uma vez estamos recebendo várias remessas de vacinas em um mesmo período. Vamos direcionar esses novos lotes para a segunda dose das pessoas com comorbidades e deficiências que já tomaram a primeira aplicação, finalizando seus esquemas vacinais. Mas também vamos destinar uma parte para a primeira dose da população por faixa etária”, explicou o governador Paulo Câmara.

A superintendente de Imunizações de Pernambuco, Ana Catarina de Melo, pediu que a população fique atenta aos avanços no seu município, e quando chegar sua vez, deve procurar rapidamente a vacinação.

"Com esses novos lotes, vamos promover mais um avanço na imunização da nossa população. As doses servirão para completar os esquemas vacinais iniciados pelas pessoas com comorbidades e deficiência, além de permitir que mais pessoas tenham acesso à proteção contra o novo coronavírus”, disse Ana Catarina. 

Desde o início da campanha de vacinação, em 18 de janeiro, 7.680.630 doses já foram disponibilizadas aos pernambucanos, sendo 3.649.920 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, 2.629.960 da Coronavac/Butantan, 1.228.500 da Pfizer/BioNTech e 172.250 da Janssen.
 

Veja também

Polícia Federal combate fraudes em contratos na Docas do Rio
Operação

Polícia Federal combate fraudes em contratos na Docas do Rio

Publicada lei que proíbe sacrifício de animais pelas zoonoses
Lei

Publicada lei que proíbe sacrifício de animais pelas zoonoses