Vacina

Pernambuco recebe 48 mil novas doses da vacina CoronaVac/Butantan

Imunizante será usado para ampliar a proteção entre os profissionais da saúde do Estado

Chegada de novas doses da vacina CoronaVac/ButantanChegada de novas doses da vacina CoronaVac/Butantan - Foto: Hélia Scheppa/SEI

Pernambuco encerra esta quarta-feira (25) com 130 mil novas doses de imunizantes contra a Covid-19 para dar prosseguimento à campanha de vacinação. Após receber um lote de  82 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca/Fiocruz pela manhã, o Estado fechou o dia recebendo mais 48 mil unidades da vacina Sinovac/Butantan, o que possibilitará avançar na proteção dos trabalhadores de saúde em todo o território pernambucano. 

Mais cedo, o Ministério da Saúde havia informado a previsão de o Estado receber esse lote de 48 mil doses, mas não chegara a especificar um dia para a entrega, que acabou acontecendo horas depois. O novo carregamento chegou ao Aeroporto Internacional dos Guararapes, no Recife, por volta das 20h. 

"Importante lembrar que o lote do Butantan é para ambas as doses, e os municípios receberão as duas já nessa entrega”, explicou o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo. A CoronaVac/Butantan tem intervalo médio de 21 dias entre a primeira e a segunda dose. 

Por causa da imprevisibilidade do calendário de entrega das vacinas, as doses são reservadas para evitar que o intervalo acabe sendo maior que o indicado e a imunização fique prejudicada. 

Doses da vacina CoronaVac/ButantanDoses da vacina CoronaVac/Butantan. Foto: Hélia Scheppa/SEI

Idosos
Já o lote recebido pela manhã com 82 mil doses do imunizante da farmacêutica AstraZeneca/Universidade de Oxford, desenvolvido em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e produzido pelo Instituto Serum, da Índia, será usado para dar continuidade à vacinação dos idosos com idades entre 80 e 84 anos. 

De acordo com André Longo, essas doses que chegaram pela manhã já seguiram para as Gerências Regionais de Saúde, enquanto os lotes com a vacina CoronaVac/Butantan serão encaminhados na manhã desta quinta-feira (26). 

Nas remessas anteriores, o Estado recebeu do Ministério da Saúde mais de 593 mil unidades de vacinas contra a Covid-19, sendo 427.560 unidades da Sinovac/Butantan, utilizadas para ministrar as duas doses, e 166 mil da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz, apenas para a primeira dose. O Ministério informou que encaminhará a segunda dose posteriormente.

Veja também

Só 2% das instituições de ensino superior têm nota máxima em avaliação federal
Educação Superior

Só 2% das instituições de ensino superior têm nota máxima em avaliação federal

Problema elétrico paralisa Linha Centro do Metrô nesta sexta
Metrô do Recife

Problema elétrico paralisa Linha Centro do Metrô nesta sexta