Notícias

Pernambuco recebe mais 35 respiradores para equipar hospitais

Os aparelhos fazem parte da compra de 100 respiradores adquiridos no mês de março, a uma empresa de São Paulo

Respiradores mecânicos são fundamentais na luta contra o coronavírusRespiradores mecânicos são fundamentais na luta contra o coronavírus - Foto: Divulgação

Recife, Vitória de Santo Antão, Goiana, Garanhuns e Serra Talhada receberão os 35 respiradores adquiridos pelo Governo de Pernambuco nesta terça-feira (26). Os equipamentos fazem parte de uma compra de 100 respiradores, realizada no mês de março a empresa Intermed, localizada em São Paulo. No próximo mês, a empresa deverá realizar a entrega dos 30 equipamentos restantes.

Dez dos 35 respiradores recebidos serão enviados ao Hospital João Murilo, em Vitória de Santão, na Zona da Mata. Outros dez vão para o Hospital Referência Covid-19 Recife, em Boa Viagem (antigo Alfa). Seis aparelhos seguirão para a UPAE de Goiana, município da Mata Norte; cinco irão para o Hospam de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú; e quatro vão para a UPAE de Garanhuns, no Agreste Meridional.

Leia também:
Secretário de Saúde de Pernambuco testa positivo para a Covid-19
Governador Paulo Câmara divulga resultado de teste positivo para Covid-19

Quarentena

Após o aumento de medidas restritivas para a quarentena em Pernambuco, a taxa de isolamento chegou aos 49,5% em Pernambuco na segunda-feira (18). 2,5% a mais que na última segunda-feira (11). O balanço do isolamento foi realizado pelo instituto Inloco. Na capital o percentual foi maior, com 55,5% de isolamento. De acordo com a pesquisa, Pernambuco tem a média de isolamento mais alta do país. 

Os frutos da quarentena mais rígida, iniciada no último sábado (16), devem ser colhidos no início de junho, com um menor número de pacientes contagiados. A Operação Quarentena contabilizou 11.368 veículos abordados e 13.200 pessoas orientadas nas ruas dos cinco municípios que adotaram a quarentena obrigatória. 

Nesta terça (19), foram ativados 43 pontos de bloqueio montados no Recife e em Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata.
Somente na segunda (18), o efetivo realizou abordagens a 4.675 veículos, a fim de conferir a obediência ao rodízio e o deslocamento comprovado para exercer uma atividade essencial. As equipes deram orientações a 4.286 pedestres, reforçando que podem sair de casa apenas as pessoas que justifiquem o trabalho ou acesso a uma necessidade essencial. Ninguém precisou ser conduzido coercitivamente por desobediência às normas do decreto.

No transporte coletivo, o Grande Recife Consórcio registrou uma redução de 24,95% no volume de passageiros da segunda-feira (18) em relação ao dia 11 de maio. Foram 253.658 passageiros contra 338.005 registrados na segunda-feira anterior.

Estabelecimentos comerciais, bares e restaurantes têm sido igualmente alvo de fiscalizações, nas quais o Corpo de Bombeiros Militar e a Polícia Militar atuam em conjunto com equipes de controle urbano e vigilância sanitária das cidades abrangidas pelos decretos. Nos três dias de operação, 4.308 locais foram fiscalizados. Desses, 1.517 estavam abertos regularmente, 2.555 já se encontravam fechados e 236 tiveram de fechar as portas após a fiscalização.

Ação Social


A Ação Integrada de Quarentena atuou na comunidade de Vera Cruz, em Aldeia, município de Camaragibe, com o incentivo à conscientização sobre a necessidade da quarentena. Também foi realizada a higienização de ruas. 

O grupo formado por servidores do Estado, da Prefeitura de Camaragibe e por voluntários da Central Única das Favelas de Pernambuco (Cufa-PE) distribuiu duas mil máscaras de tecido. Durante a ação, foi entregue um lavabo com água, sabão e toalha descartável à disposição da comunidade. Os voluntários da Cufa-PE entregaram 400 kits de higiene pessoal na Comunidade de Casinhas. Além da possibilidade de maior proteção, testes de temperatura corporal e nível de pressão e glicose foram realizados na ação. 

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

 

Veja também

Papa lava pés de 12 mulheres em presídio de Roma
RITUAL

Papa lava pés de 12 mulheres em presídio de Roma

Colapso de ponte em Baltimore pode levar a maior pagamento de seguro marítimo
EUA

Colapso de ponte em Baltimore pode levar a maior pagamento de seguro marítimo

Newsletter