Vacina

Pernambuco recebe mais 97 mil doses da vacina da Pfizer contra a Covid-19

Os 14 volumes contendo os imunizantes foram encaminhados ao Programa Estadual de Imunização para checagem e separação dos quantitativos por município

Vacinas chegam a PernambucoVacinas chegam a Pernambuco - Foto: Heudes Regis/SEI

Mais 97.110 doses de vacinas da Pfizer/BioNTech chegaram ao Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre por volta da 1h45 desta sexta-feira (18). Os 14 volumes contendo os imunizantes foram encaminhados ao Programa Estadual de Imunização (PNI-PE) para checagem e separação dos quantitativos por município.

Depois, as doses serão entregues às 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres), onde ficam disponíveis para retirada pelas cidades. A previsão é que isso ocorra ainda nesta sexta. 

Segundo o governo de Pernambuco, o novo lote será utilizado para aplicação nas pessoas com comorbidades e deficiência, podendo ser expandido a outros grupos prioritários e à população em geral por faixa etária, de acordo com o andamento da campanha e realidade de cada município.



“Precisamos dar mais celeridade à campanha. As vacinas não são disponibilizadas para guarda, e sim para uso imediato na população. Cada município precisa montar estratégias de acordo com o seu território para proteger a maior quantidade de pessoas no menor tempo possível”, afirmou o governador Paulo Câmara.

O secretário estadual de Saúde, André Longo, reforçou o pensamento do governador, reforçando que com um número maior de pernambucanos protegidos será possível evitar adoecimentos e, principalmente, salvar vidas. “Se a campanha na sua cidade já está disponibilizando doses para seu grupo, não deixe de ser imunizado”, acrescentou.

Vacinas
Com a nova remessa recebida nesta madrugada, Pernambuco chega a 4.617.210 vacinas para imunização contra a Covid-19. Desse total, 2.319.920 são da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz, 1.959.160 da Coronavac/Butantan e outras 338.130 doses são da Pfizer/BioNTech. Há, ainda, a previsão de chegada de mais 65 mil doses da Coronavac/Butantan na manhã desta sexta-feira (18), para sanar a falta de segundas doses nos municípios pernambucanos, que se preparam para uma mobilização no final de semana com o objetivo de finalizar o esquema vacinal daqueles que estão no aguardo do imunizante.

Veja também

Início da investigação sobre ataque ao Capitólio eleva tensão em Washington
INTERNACIONAL

Início da investigação sobre ataque ao Capitólio eleva tensão em Washington

Estudantes do 4º ao 7º ano do Fundamental voltam às aulas presenciais na rede municipal do
Educação

Estudantes do 4º ao 7º ano do Fundamental voltam às aulas presenciais na rede municipal do