Vacinação contra Covid-19

Pernambuco recebe novo lote com 94,7 mil doses da Pfizer/BioNTech

Novo lote de vacinas completa quantidade de mais de 500 mil doses previstas para chegar nesta semana, em PernambucoNovo lote de vacinas completa quantidade de mais de 500 mil doses previstas para chegar nesta semana, em Pernambuco - Foto: Miva Filho/ SES-PE

Pernambuco recebeu, na manhã desta quarta-feira (28),  remessa de 94.770 doses da Pfizer/BioNTech. O lote aterrissou no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre às 10h.

Com o recebimento, o Estado totaliza as 506.470 doses de vacinas contra a Covid-19 prometidas, para esta semana, pelo governador Paulo Câmara, na última segunda-feira (26).

Na terça (27), Pernambuco recebeu dois grandes lotes de vacinas. Pela manhã, foram164.200 doses da CoronaVac/Butantan e 43 mil da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz. Já à tarde, mais 204.500 doses da AstraZeneca chegaram.

“Recebemos, ao todo, mais de meio milhão de doses de vacinas. Isso nos deixa confiantes quanto ao reforço no avanço da campanha de imunização da nossa população. Mas é preciso que todos colaborem, procurando agendar a vacinação em primeira e segunda dose e também seguindo as medidas de segurança e higiene”, afirmou Paulo Câmara.

A superintendente de Imunizações da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), Ana Catarina de Melo, afirma que essa última remessa da Pfizer será destinada à ampliação da primeira dose por faixa etária.

O lote também será para o avanço da segunda dose no grupo de gestantes e puérperas, finalizando o esquema vacinal para quem já tomou a primeira dose do imunizante. Além disso, deverão ser usadas para garantir a complementação dos esquemas nas gestantes que tomaram a primeira dose com Astrazeneca.

“Já vacinamos mais de 50% das gestantes e puérperas com a primeira dose. Agora, vamos avançar na aplicação da segunda. É a primeira vez que o Estado recebe imunizantes da Pfizer para aplicação da segunda dose para esse grupo. Por isso os municípios devem ficar atentos”, lembrou Ana Catarina.

Pernambuco já imunizou 65.398 gestantes com a primeira dose, o que corresponde a 56,16% desse público prioritário.

 

Distribuição

O Governo de Pernambuco inicia, ainda nesta quarta (28), a distribuição dessas novas doses de vacinas. A entrega às 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres) será realizada pelo Programa Estadual de Imunização (PNI-PE), deixando os imunizantes à disposição dos gestores municipais para retirada.

Ao todo, desde o dia 18 de janeiro, o Estado já recebeu 6.962.270 doses de imunizantes, sendo 3.556.670 da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz, 2.433.360 da CoronaVac/Butantan, 803.790 da Pfizer/BioNTech e 168.450 da Janssen.
 

Veja também

Venezuelanos no exterior dizem que são impedidos de realizar registro para votar nas eleições
MUNDO

Venezuelanos no exterior dizem que são impedidos de realizar registro para votar nas eleições

Ministério da Saúde do Hamas registra 32.552 mortes na guerra de Gaza
GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

Ministério da Saúde do Hamas registra 32.552 mortes na guerra de Gaza

Newsletter