Vacinação

Pernambuco recebe novo lote de vacinas pediátricas contra Covid-19

Remessa com 519.800 doses da Coronavac reforçará "Dia C" da vacinação no Estado

Foto: Miva FIlho/Arquivo SES-PE

Novas remessas de vacinas pediátricas chegaram em Pernambuco nesta quarta-feira (23), no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre. Com as 519.800 doses da Coronavac recebidas, o estado ultrapassou a marca de 1 milhão de doses para uso infantil contabilizadas.

As doses foram levadas para a sede do Programa Estadual de Imunização (PNI-PE) e depois seguem para as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres). Na quinta-feira (24), irão reforçar os estoques dos municípios para o Dia C de vacinação das crianças de 5 a 11 anos, que será realizado no sábado (26).

A nova remessa de doses pode ser utilizada na iniciação de esquemas vacinais e também na aplicação de segundas doses. No entanto, as vacinas da Coronavac só podem ser aplicadas em crianças a partir dos 6 anos. Para crianças com 5 anos, apenas a da Pfizer pode ser administrada. 

"Com o recebimento de mais estas doses, os municípios devem organizar seus estoques e programar as melhores estratégias para avanço da vacinação das crianças, tanto na mobilização para o Dia C como para iniciar, nos pequenos que já estiverem no período, a aplicação das segundas doses", explica a superintendente de Imunizações da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), Ana Catarina de Melo. 

A primeira remessa de vacinas pediátricas chegou a Pernambuco em 14 de janeiro. Desde então, nove entregas foram realizadas, entre Pfizer e Coronavac, totalizando 1.393.540 doses recebidas, para aplicação em crianças de 5 a 11 anos. 

Doses Recebidas

Do início da campanha, em 18 de janeiro de 2021, até o momento, Pernambuco já recebeu 20.237.263 doses de vacinas contra a Covid-19. Desse total, foram 5.341.920 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz; 4.287.253 da Coronavac/Butantan; 8.274.240 da Pfizer/BioNTech; 446.300 doses da vacina pediátrica da Pfizer; 947.240 doses da vacina da Coronavac/Butantan para as crianças e 940.310 da Janssen.

Campanha nas redes sociais

Uma campanha foi iniciada pela Secretaria Estadual de Saúde, nas redes sociais da pasta, convocando a população para vacinar as crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19. Nos vídeos, especialistas da saúde, crianças vacinadas e seus pais e responsáveis, falam sobre a importância da imunização contra o novo coronavírus para os pequenos, além de reforçar a eficácia e a segurança das vacinas usadas. A mobilização nas mídias digitais segue até o próximo sábado, 26 de feveiro, data do Dia C de vacinação das crianças contra a Covid-19. O material pode ser conferido no instagram oficial da SES-PE: www.instagram.com/saude_pe.

Veja também

Aniversário do Rio de Janeiro é feriado?
Rio de Janeiro

Aniversário do Rio de Janeiro é feriado?

Apenas 32% do público-alvo tomaram a vacina contra a dengue no DF
DENGUE

Apenas 32% do público-alvo tomaram a vacina contra a dengue no DF