Coronavírus

Pernambuco recebe primeiro lote da CoronaVac para aplicação em crianças de 6 a 11 anos

Estado já recebeu 207 mil doses da vacina pediátrica da Pfizer e da CoronaVac

CoronaVacCoronaVac - Foto: Lillian Suwanrumpha/AFP

Pernambuco recebeu a primeira remessa de vacinas Coronavac/Butantan destinadas à aplicação em crianças com idade entre 6 a 11 anos. As vacinas serão usadas tanto para primeiras doses como para segundas doses. 

Desembarcaram no Estado 108.240 doses do imunizante, em dois voos comerciais, nesta quarta-feira (26). Após chegarem ao Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre, os lotes seguiram para a sede do Programa Estadual de Imunização (PEI-PE), na Zona Norte da capital pernambucana, para checagem e divisão por município.

Além da remessa de CoronaVac, uma nova remessa de vacinas pediátricas da Pfizer chegou ao Estado, com 87 mil doses do imunizante. Com essas novas 195.240 doses, Pernambuco contemplará 15,4% do público infantil entre 5 e 11 anos. 
 

Como pactuado na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) na última segunda-feira (24), os municípios já podem iniciar a vacinação das crianças com seus estoques remanescentes de CoronaVac.

"Agora, com este primeiro envio do governo federal para os menores, a expectativa é acelerar o processo de imunização do público infantil em Pernambuco, principalmente porque o intervalo da segunda dose da CoronaVac se faz com 28 dias. Conseguiremos uma imunização mais precoce das nossas crianças", pontua o secretário estadual de Saúde, André Longo. 

Também ficou definido em CIB que os municípios pernambucanos podem ampliar a vacinação com a Pfizer pediátrica para todos os grupos etários permitidos para o imunizante, ou seja, as crianças de 5 a 11 anos. Como as duas vacinas pediátricas aprovadas até o momento no Brasil tem características diferentes de aplicação e manuseio, os gestores devem ficar atentos às estratégias de vacinação. 

"É muito importante que os municípios orientem suas equipes quanto aos protocolos de uso das vacinas da Pfizer pediátrica e a Coronavac, evitando erros vacinais nesse público. Podem receber a vacina Coronavac as crianças de 6 a 11 anos, exceto as imunossuprimidas, que devem receber exclusivamente a vacina Pfizer. As crianças de 5 anos, por causa da idade, também só podem receber o imunizante da Pfizer", ressalta a superintendente de Imunizações de Pernambuco, Ana Catarina de Melo.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) também reforça que a vacina contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos exige um intervalo de 15 dias (antes ou depois) entre as demais do calendário de imunização do público infantil. Os municípios devem ficar atentos à recomendação e alertar os pais e responsáveis.

Total 
Desde o primeiro envio de vacinas para as crianças em Pernambuco, em 14 de janeiro deste ano, já foram entregues 315.240 doses de imunizantes para o público infantil, sendo 207.000 doses da vacina pediátrica da Pfizer e 108.240 doses da CoronaVac/Butantan. 

Ao todo, desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19 no Estado, em 18 de janeiro de 2021, Pernambuco já recebeu 17.576.143 doses de vacinas contra a Covid-19. Além do montante destinado às crianças, foram 5.044.420 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz; 4.287.253 da CoronaVac/Butantan; 7.623.720 da Pfizer/BioNTech; e 305.510 da Janssen.

Veja também

Notebooks de empresa júnior são furtados dentro da PUC-SP; polícia investiga
BRASIL

Notebooks de empresa júnior são furtados dentro da PUC-SP; polícia investiga

Presidente da Autoridade Palestina aprova novo governo
palestina

Presidente da Autoridade Palestina aprova novo governo

Newsletter