SAÚDE

Pernambuco recebe primeiro lote da vacina monovalente contra Covid-19, com atualização para XBB1.5

Imunizante passou a fazer parte da vacinação nacional após ser aprovado pela Anvisa

Nova vacina contra a Covid-19Nova vacina contra a Covid-19 - Foto: Tomás Silva/Agência Brasil

Pernambuco recebeu o primeiro lote, com 103.600 doses, da vacina monovalente contra a Covid-19, da farmacêutica Moderna, com a atualização para XBB1.5, nesta sexta-feira (10).

O imunizante passou a fazer parte da vacinação nacional após ser aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A vacina tem indicativo de prevenção ativa contra a Covid-19 em crianças a partir de 6 meses de idade.

O Programa Estadual de Imunização de Pernambuco (PEI-PE) aguarda as orientações do Ministério da Saúde (MS) a respeito do público alvo, bem como os esquemas de doses a serem executadas.


Imunizante
A  XBB 1.5 é uma subvariante da cepa Ômicron, que, nos dias atuais, é dominante no mundo. Essa mutação já foi identificada em diversos países e, atualmente, é a que tem mais chances de driblar o sistema imunológico, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Os sintomas apresentados pela variante são dor de garganta, coriza, dor muscular, tosse e dor de cabeça.

Para a coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Magda Costa, a nova atualização é muito importante como um esquema de reforço, por atuar diretamente nessa variante.

“As vacinas já aplicadas são eficazes e protegem das formas mais graves da infecção. Porém a atualização desses imunizantes são essenciais, visto que as cepas sofrem constantes variações”, explicou.

Para a secretária de Saúde de Pernambuco, Zilda Cavalcanti, hoje foi dado mais um passo importante para a imunização da população pernambucana.

“Reforçar a cobertura vacinal é fundamental para evitar e minimizar quadros sérios de saúde relacionados aos vírus que circulam, principalmente, neste período”, pontuou.

Veja também

Príncipe herdeiro saudita descarta reconhecer Israel sem um Estado palestino
israel

Príncipe herdeiro saudita descarta reconhecer Israel sem um Estado palestino

Governo federal vai investir R$ 1,5 bilhão no combate à dengue
DENGUE

Governo federal vai investir R$ 1,5 bilhão no combate à dengue

Newsletter