Segurança

Pernambuco registra primeiro trimestre menos violento em sete anos

Além da redução de vítimas por crimes violentos, o números de roubos e furtos também apresentou queda no Estado

A reunião do Programa Pacto Pela Vida (PPV) foi comandada pelo governador Paulo CâmaraA reunião do Programa Pacto Pela Vida (PPV) foi comandada pelo governador Paulo Câmara - Foto: Aluisio Moreira/SEI

No primeiro trimestre de 2021 Pernambuco registrou uma redução de aproximadamente 16% no número de vítimas de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), em relação ao mesmo período no ano passado. Estatísticas de março também indicam o 43º mês consecutivo de redução nos roubos e furtos no Estado.

Os dados foram analisados nesta quinta-feira (8) em reunião do Programa Pacto Pela Vida (PPV), comandada pelo governador Paulo Câmara. No encontro, o chefe do executivo no Estado pontuou que o planejamento pensado para o enfrentamento da criminalidade está trazendo resultados.  

“Tivemos uma redução expressiva no mês de março. Isso mostra que o caminho planejado está dando resultados. São famílias, comunidades, bairros e municípios que estão sendo protegidos da ação criminosa, da dolorosa perda de entes queridos. Temos de perseguir obstinadamente a segurança e a tranquilidade das pessoas”, destacou o governador Paulo Câmara.

Os primeiros três meses deste ano registraram o menor número de homicídios desde 2014, quando ocorreram 828 CVLIs. Os dados levam em consideração a série histórica do programa Pacto Pela Vida, criado no ano de 2007 com objetivo de diminuir os índices de violência no território pernambucano. Estatísticas ainda preliminares apontam para 833 CVLIs este ano, a divulgação completa será feita no dia 15 de abril.

Em relação aos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs), Pernambuco chegou, em março, ao 43º mês consecutivo de redução. No 1º trimestre, a retração de roubos e furtos foi de aproximadamente 25% em comparação ao mesmo período de 2020. Na análise do mês de março, o recuo foi de cerca de 20%.
 


De acordo com o secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua, mesmo diante de um cenário econômico bastante desfavorável o Estado continua fazendo a criminalidade recuar, obtendo indicadores importantes na garantia da normalidade no dia a dia das cidades. “Casos de roubos e homicídios são investigados com rigor e os responsáveis são levados ao sistema de justiça criminal. Nosso objetivo é sempre ampliar o raio da prevenção e fortalecer a contra resposta àqueles que insistem em afrontar a lei e a paz social”, ressaltou Pádua.
 

 

Veja também

Ministério da Agricultura paga Garantia-Safra a 25 mil agricultores familiares
Benefício

Ministério da Agricultura paga Garantia-Safra a 25 mil agricultores familiares

EUA investirá US$ 1,7 bilhão para combater variantes da Covid
Coronavirus

EUA investirá US$ 1,7 bilhão para combater variantes da Covid