Covid-19

Pernambuco registra três casos da sublinhagem BA.2 da Ômicron

Os três pacientes não apresentaram sintomas da doença e estavam com o esquema vacinal completo

Sequenciamento da CovidSequenciamento da Covid - Foto: Miva Filho/SES-PE

Nova análise de sequenciamento genético do coronarívus em Pernambuco apontou que a presença da sublinhagem BA.2 da variante Ômicron. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), todas as 54 amostras positivas para Covid-19 processadas foram identificadas como da linhagem Ômicron, sendo três amostras positivas para a sublinhagem BA.2. 

As coletas dos pacientes foram realizadas entre a segunda quinzena de fevereiro até o final de março. Os casos positivos para a BA.2 tratam-se de três pessoas da mesma família - dois homens, de 68 e 32 anos respectivamente, e uma mulher de 63 anos - residentes do município de Jaboatão dos Guararapes. 

As amostras foram coletadas em 18 de março no centro estadual de testagem para a Covid-19 do Geraldão e sequenciadas no dia 7 de abril. Os três, que foram assintomáticos, estão com o esquema vacinal completo para a doença. A BA.2 foi detectada pela primeira vez no Estado em sequenciamento genético do Instituto Aggeu Magalhães divulgado no fim de março. 

O secretário estadual de Saúde, André Longo, reforça a importância da vacinação e a permanência dos cuidados para a prevenção da Covid-19. "Como sempre reiteramos, Pernambuco segue atento à circulação do vírus da Covid-19 em nosso território e a vigilância genômica ininterrupta é uma das nossas principais estratégias. Estes novos registros da sublinhagem da Ômicron, a BA.2, foram de pessoas que não apresentaram sintomas e estavam com o esquema vacinal em dia. Por isso, reforçamos mais uma vez a importância da vacinação para prevenir casos graves e óbitos pelo novo coronavírus. Os demais cuidados, como uso de máscaras e higienização correta das mãos, devem continuar. Só assim superaremos a pandemia."

As 54 amostras analisadas neste último sequenciamento foram de pacientes residentes nas cidades de Cabrobó (2), Caruaru (24), Cedro (1), Condado (1), Dormentes (1), Fernando de Noronha (1), Garanhuns (1), Jaboatão dos Guararapes (4), Orocó (1), Ouricuri (1), Paudalho (1), Paulista (1), Petrolina (2), Recife (7), Salgueiro (3), Santa Maria da Boa Vista (1), Serrita (1) e Surubim (1).

Veja também

Ônibus cai de ponte e deixa 45 mortos na África do Sul
ACIDENTE

Ônibus cai de ponte e deixa 45 mortos na África do Sul

Papa lava pés de 12 mulheres em presídio de Roma
RITUAL

Papa lava pés de 12 detentas em presídio de Roma; esta é a primeira vez que rito é dedicado exclusivamente às mulheres

Newsletter