Pernambuco representado em olimpíada de Harvard

Sete jovens formados pela rede pública estadual participarão de competição de matemática nos Estados Unidos

Este é o segundo grupo que sairá do Erem Padre Osmar Novaes com destino à disputa norte-americanaEste é o segundo grupo que sairá do Erem Padre Osmar Novaes com destino à disputa norte-americana - Foto: Arthur Mota

Nesta quinta-feira (15) o voo previsto para partir às 15h50 do Aeroporto Internacional do Re­ci­fe/Guararapes - Gilberto Freyre levará sete jovens gênios para a Olimpíada Matemática MIT Maths Tournament (HMMT), na Universidade Harvard, nos Estados Unidos. Acompanhando os alunos irá o professor orientador da turma, Edson Alves.

O grupo é composto por Rondinelly Duarte, Kerolayne Mota, Kássia Pereira, Milena Sou­za, Gabriel Santos, Severina Ferreira e Michelle Cristina, que terão provas tanto individuais quanto em grupo e concorrerão a uma das maiores e mais prestigiadas competições do mundo.

Os alunos estão indo para três dias de disputas, e da turma, todos já concluíram o Ensino Médio na rede pública estadual, no ano passado, mas puderam participar da competição porque as inscrições foram em agosto de 2016.

Gabriel Santos, que cursará licenciatura em matemática na UFRPE, mostrou-se bastante entusiasmo sobre a competição. “´É como realizar um sonho, não é? Conhecer aquela região. Conhecer a universidade é um verdadeiro sonho realizado”, confessou. 
Depois da alegria do resultado positivo em outubro de 2016, um problema surgiu para os competidores: as despesas da viagem; já que o torneio que, geralmente, atrai cerca de 1000 competidores não oferece nenhum tipo de auxílio financeiro. A Secretaria de Educação do Estado arcou com as passagens, mas ainda faltava muito para as despesas com hospedagem, por exemplo.

Os estudantes conseguiram doações de sindicatos e empresas, mas também precisaram colocar a mão na massa para cobrir todos os custos, como nos explicou o professor Edson “Venderam lanche, água, os meninos se empenharam mesmo. Fizeram rifa, tudo para arrecadar recurso pra poder viajar. Os meninos batalharam de verdade.”
O professor, que leciona desde 2002, fala com orgulho dos seus aprendizes e conta que dos sete estudantes que partirão amanhã, seis deles já foram alunos do projeto ganhe o mundo, quando foram para o Canadá e EUA.

Esse é o segundo grupo que sairá da escola de Referência em Ensino Médio Padre Osmar Novaes com destino à competição, os alunos que irão representando a instituição esse ano já ficaram sabendo da disputa poe meio dos competidores de 2016. Eles ficarão hospedados em Boston e o retorno a Recife está previsto para o dia 22 de fevereiro.

Veja também

Pernambuco registra, nas últimas 24h, 1.120 novos casos e 46 óbitos pela Covid-19
Coronavírus

Pernambuco registra, nas últimas 24h, 1.120 novos casos e 46 óbitos pela Covid-19

Regulador europeu aprova vacina anticovid da Moderna para jovens de 12 a 17 anos
VACINA

Regulador europeu aprova vacina anticovid da Moderna para jovens de 12 a 17 anos