Vacina em Pernambuco

Saiba como está a vacinação de profissionais de saúde em Pernambuco nesta terça-feira (19)

Vacinação contra Covid-19 em PernambucoVacinação contra Covid-19 em Pernambuco - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Nove profissionais de saúde, do Hospital de Referência à Covid-19, na unidade de Boa Viagem, entraram, nesta terça-feira (19), na lista de pernambucanos já vacinados contra o coronavirus. Com a presença do Governador do Estado, Paulo Câmara, e do secretário de saúde, André Longo, o grupo recebeu a primeira dose do processo de imunização contra a doença.

Os contemplados nesta etapa foram o médico intensivista Manoel Alves, de 47 anos; a técnica de emfermagem Alexina Codeceira, 50; a enfermeira Cristiane Gomes, 50; a auxiliar de farmácia Sandra Lopes, 55; a nutricionista Janaina Nascimento, 44; a assistente social Valmira Melo, 48; a fonoaudióloga Cristiane Neves, 47; a psicóloga Maria Renata Braga, de 39; e a fisioterapeuta Lidier Roberta, de 34.

Depois de tudo que vivemos, com sofrimento, perdas e choro, ser vacinado e saber que existe uma possibilidade de prevenir a doença emocionante. Tive Covid-19 em maio, cheguei a ir até a emergência, mas depois conclui os cuidados em casa. Vou me lembrar deste dia para o resto da minha vida. Viva o SUS", afirmou Lidier, uma das primeiras a receber a dose nesta manhã.

"Essa vacina representa a luz no fim do túnel porque, através dela, enxergamos a possibilidade do fim da pandemia. Mas é importante salientar que, mesmo com a vacinação, não podemos baixar a guarda. Devemos continuar com as medidas de higienização e isolamento, usando máscaras, até que todos estejam vacinados e os casos comecem a cair", declarou Manoel.O secretário de saúde do Estado, André Longo, explicou quantas pessoas serão beneficiadas inicialmente com a primeira carga de vacinas que chegou a Pernambuco. "No momento, só temos condições de atender a 20% do primeiro grupo prioritário (profissionais de saúde). Das 627 mil que receberão ao todo, 130 serão vacinadas agora. Começamos pelos trabalhadores que arriscaram a vida para salvar outras vidas", frisou.

"A expectativa é que até as 14h, as vacinas estejam em todas as gerências regionais para serem pegas pelos municípios, para que a vacinação comece em todo o estado ainda nesta terça", completou.Ainda de acordo com Longo, não há previsão para o recebimento de mais doses. "Estamos discutindo isso no Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Saude, do qual sou vice-presidente do Nordeste", disse. 

"Estamos pressionar para ter respostas, com um cronograma factível, dando segurança. O ideal é não interromper o processo de vacinação. As doses que chegaram não são suficientes para o primeiro grupo. Elas devem durar uma semana, 10 dias. Não podemos interromper o processo, mas a resposta para isso está no Governo Federal e na relação que ele tem com o Instituto Butantã, Fiocruz e com outros países. É preciso cobrar celeridade do Governo Federal para que as vacinas cheguem. Nós estamos preparados. Já distribuímos 1,5 milhão de seringas e agulhas para os municípios, mas só chegaram 270 mil doses. Temos um longo caminho a percorrer. Até ter uma imunização de maior contingência, devemos manter os cuidados básicos de higiene, com distanciamento social e uso correto da máscara", salientou o gestor.

Paulo Câmara destacou como tem funcionado o diálogo com outros estados e o Governo Federal para agilizar o recebimento das vacinas, definindo ainda a meta de imunizados que Pernambuco pretende agir inicialmente.

"Segundo o Governador de São Paulo, a Coronovac pode iniciar uma produção de 30 milhões de doses por mês. Esperamos também ainda os insumos e autorização da vacina da Fiocruz, fazendo com que tenhamos quantidade suficiente para todos. A previsão é vacinar três milhões de pernambucanos nas quatro primeiras etapas", apontou.

Funcionando hoje com 100% de sua capacidade, o Hospital de Referência à Covid-19, antigo Alfa, tem 270 leitos ativos, sendo 150 de enfermaria e 120 de UTI. O equipamento foi requisitado administrativamente pelo Governo de Pernambuco em março e, em tempo recorde, a estrutura passou por ampla reestruturação e abriu as portas no dia 15 de abril, atuando de forma dedicada à atenção aos pacientes com a Covid-19. Pela unidade passaram, de abril até agora, 4.018 pacientes, dos quais 2.650 já tiveram alta.

O Hospital conta com equipamentos de tomografia computadorizada, raios x, ultrassonografia, ecocardiograma, eletrocardiograma, endoscopia digestiva, colonoscopia e broncoscopia. Entre os meses de abril e dezembro de 2020 foram realizados 7.171 exames de raios x, 2.209 tomografias e 257.836 exames laboratoriais.

Caruaru

Em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, a vacinação começa nesta terça-feira (19). Segundo a prefeita Raquel Lyra, as primeiras doses serão aplicadas no Hospital Municipal Manoel Afonso. "Vamos iniciar a vacinação com os trabalhadores de saúde que estão diretamente no serviço ligado à Covid-19", disse a gestora.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Folha de Pernambuco (@folhape)

 

Veja também

Governo adia novamente prazo de adoção da nova carteira de identidade
Documentação

Governo adia novamente prazo de adoção da nova carteira de identidade

Fiocruz aguarda neste sábado insumo para 12 milhões de doses
Covid-19

Fiocruz aguarda neste sábado insumo para 12 milhões de doses