COVID-19

Pernambuco supera 90% de ocupação nos leitos públicos de UTI dedicados à Covid-19

Na rede privada, a ocupação também subiu nesta semana e está em 87%

Leitos do Hospital Mestre Vitalino, em CaruaruLeitos do Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru - Foto: Divulgação

A rede hospitalar pública de Pernambuco superou, nesta sexta-feira (26), 90% de ocupação nos leitos de terapia intensiva (UTI) dedicados à Covid-19.

O anúncio foi feito pelo governador do Estado, Paulo Câmara, ao divulgar novas medidas de restrição válidas para todo o território.

Segundo a atualização mais recente da taxa de ocupação, feita pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), na noite desta sexta-feira (26), a ocupação está em 91%, mesmo com a abertura de algumas novas vagas durante a semana. O conjunto de leitos de UTI para a Covid-19 no Estado chegou a mil vagas. 

Na rede privada, a ocupação também é crescente. Na segunda-feira (22), 70% dos 270 leitos para pacientes com a Covid-19 estavam ocupados. Na quinta (25), o índice subiu para 84% e, nesta sexta, está em 87%. 

Para tentar evitar o colapso no sistema, o Estado abre, neste fim de semana, 30 novos leitos de UTI no Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa, no bairro da Estância, Zona Oeste do Recife.

Atualmente, Pernambuco tem quase dois mil leitos para pacientes com Covid-19, sendo mil para UTI, em 16 municípios. As enfermarias somam 937 vagas e têm 74% de ocupação. 

"Com muito esforço, colocamos para funcionar a segunda maior rede de leitos de terapia intensiva do País. Infelizmente, o novo avanço da doença pressionou o nosso sistema e ataxa de ocupação de UTI superou hoje [sexta-feira] os 90%", disse o governador Paulo Câmara em pronunciamento. "Esse é mais um momento decisivo na nossa luta contra a Covid", fechou o governador.

Veja também

Irã usa grupos criminosos para cometer atos violentos na Suécia contra interesses israelenses
mundo

Irã usa grupos criminosos para cometer atos violentos na Suécia contra interesses israelenses

Democratas americanos pedem investigação judicial sobre preços fixos na indústria petrolífera
mundo

Democratas americanos pedem investigação judicial sobre preços fixos na indústria petrolífera

Newsletter