Notícias

Pernambuco tem 31 mortes na fila para investigação

Outros 197 óbitos recentes no Estado com quadros semelhantes aos da Covid-19 já passaram por análise laboratorial

Amostras encaminhadas para testagemAmostras encaminhadas para testagem - Foto: Pascal GUYOT / AFP

Nas últimas 24 horas, Pernambuco registrou 12 novos mortes em decorrência da Covid-19, ocorridas entre os dias 1º e 7 de abril. Foi, até o momento, o maior número de óbitos confirmadas em um único dia no Estado, que já soma 46 vítimas fatais do novo coronavírus.

Essa estatística pode ser ainda maior nas próximas horas, já que há 31 amostras biológicas de pessoas que faleceram nos últimos dias com sintomas equivalentes aos da Covid-19 a serem analisadas pelos laboratórios. Até o fim da manhã desta quarta-feira (8), haviam sido investigados 197 óbitos inseridos nesse contexto.

Pernambuco tem, nesta quarta, uma taxa de letalidade em torno de 11.4% entre os casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus. Essa margem chegou a ser de 13% na segunda (6) e de 9% na terça (7). É o maior índice de mortalidade do País, mas isso não chega a assustar os gestores da frente de combate ao novo coronavírus no Estado.

Leia também:
Brasil recebeu 92 mil pessoas vindas de países foco de Covid-19 no fim de fevereiro
Brasil bate novo recorde e registra 133 novas mortes por coronavírus; total é de 800
Ciência brasileira volta a mostrar sua importância na luta contra o coronavírus


Tanto o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, quanto o do Recife, Jailson Correia, ressaltam o fato de não estarem sendo feitos testes em massa. Essa subnotificação dificulta o conhecimento de quantas pessoas de fato tiveram contato com o vírus, visto que há pacientes que manifestam sintomas leves ou são assintomáticos e, no Estado, apenas casos graves, óbitos e profissionais de saúde estão em prioridade para testagem.

Segundo Jailson, é preciso mais tempo de estudo em relação à doença para que se chegue a tais indicadores e o mais sensato no momento seria avaliar o número de mortes para cada 100 mil habitantes. Em Pernambuco, esse índice ficaria atualmente em torno de 0.48%.

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

 

Veja também

Manifestações pró-palestinos aumentam a tensão em universidades americanas
Conflito

Manifestações pró-palestinos aumentam a tensão em universidades americanas

Mãe e filho são suspeitos de cometer duplo assassinato contra idosos em casa de Mato Grosso
Crime

Mãe e filho são suspeitos de cometer duplo assassinato contra idosos em casa de Mato Grosso

Newsletter