Coronavírus

Pernambuco tem hospitais de campanha para Covid-19 em licitação, diz governador

Paulo Câmara em visita à fábrica da Sputnik V para negociar compra de vacinas para PernambucoPaulo Câmara em visita à fábrica da Sputnik V para negociar compra de vacinas para Pernambuco - Foto: Divulgação / SEI

Em estado crítico de ocupação de leitos de UTI, Pernambuco tem hospitais de campanha para o tratamento da Covid-19 em processo de licitação. A afirmação foi feita pelo governador do Estado, Paulo Câmara, em entrevista à TV Globo Recife, na manhã desta sexta-feira (5).

“Temos licitações em andamento para novos hospitais de campanha justamente para ter uma retaguarda. Estamos correndo atrás para não faltarem os leitos”, disse Câmara. 

Questionado sobre o fechamento de hospitais de campanha abertos no primeiro pico da pandemia, o governador afirmou que isso foi feito diante da demanda em baixa por internações na época. 

“Tinha muitos leitos vazios e já tinha o questionamento de por que manter hospitais de campanha abertos”, continuou.


Em fevereiro, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) lançou aviso de licitação para a contratação de uma empresa para instalação e montagem de um hospital de campanha com 8,5 mil metros quadrados no bairro dos Coelhos, na área central do Recife.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, André Longo, o novo hospital terá 432 leitos, sendo 132 de UTI. A previsão de abertura desse hospital é para abril, mas, caso o Estado consiga ampliar a oferta de terapia intensiva, o hospital pode não ser colocado em execução. É o que foi dito por Longo em coletiva de imprensa, na quinta-feira (4).

"Esse processo [de licitação] tem que respeitar todos os trâmites dos processos licitatórios que são exigidos pelos órgãos de controle. Se nós conseguirmos atingir o número de leitos que possa ser suficiente para atender a população, talvez esse hospital de campanha não seja colocado em execução. Isso vai depender do comportamento da doença e da quantidade de leitos que conseguirmos ofertar nas próximas semanas", disse Longo.

O secretário ainda afirmou que há uma expectativa para abertura de novos 40 leitos ainda esta semana e 250 foram colocados à disposição desde novembro.

"Vamos continuar trabalhando todos os dias para colocar mais leitos à disposição da população, mas isso não será suficiente se não diminuirmos o contágio. Não haverá hospital que chegue se não atuarmos todos juntos para reduzir o índice de contaminação e isso precisa ser feito respeitando as regras sanitárias. Precisamos de um esforço coletivo", continuou.

Paulo Câmara ressalta que o Estado tem hoje o mesmo quantitativo de leitos que tinha no ano passado. 

“Compensamos o fechamento desses leitos dos hospitais de campanha criando estruturas nos próprios hospitais já existentes. Fizemos um trabalho que talvez para o cuidado da pessoa foi mais eficaz e isso está se mostrando agora com a possibilidade de ampliar os leitos que existem”, disse o governador.

Pernambuco tem, segundo divulgado pela SES-PE na quinta-feira (4), 2.459 leitos nas redes pública e privada para o atendimento a casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag).

Em leitos de terapia intensiva, a ocupação na rede pública é de 94% e, na rede privada, 90%. Nos leitos de enfermaria, a ocupação é de 79% e 51% nas redes pública e privada, respectivamente. 

Por fim, o governador ainda garantiu que não faltarão recursos para abertura de leitos e hospitais de campanha no Estado e  disse que, esta semana, foram abertos 50 leitos de UTI de um planejamento de 72 - todos os 50 foram ocupados.

“Estamos gastando mais de R$ 2 milhões por dia com os leitos de UTI. Todo o planejamento daqui para frente, seja nos leitos que estamos abrindo ou nos hospitais que estamos licitando, tem recursos garantidos”, fechou Paulo Câmara.

 

Veja também

Congresso dos Estados Unidos aprova pacote de ajuda à Ucrânia
Diplomacia

Congresso dos Estados Unidos aprova pacote de ajuda à Ucrânia

Argentina pede prisão de ministro iraniano por atentado contra Amia
Ataque de 1994

Argentina pede prisão de ministro iraniano por atentado contra Amia

Newsletter