Fiscalização

Pernambuco tem mais de 16 mil denúncias de bares e restaurantes irregulares

Estabelecimentos só estão autorizados a funcionar com delivery e pronta-entrega

Equipes fiscalizam cumprimento das medidas sanitárias impostas pelo EstadoEquipes fiscalizam cumprimento das medidas sanitárias impostas pelo Estado - Foto: Divulgação/Procon-PE

Embora o Plano de Convivência das Atividades Econômicas com a Covid-19 em Pernambuco ainda não tenha chegado à fase de liberação do funcionamento de bares e restaurantes para atendimento ao público, um breve passeio pela Região Metropolitana do Recife mostra que alguns estabelecimentos não estão respeitando a determinação de atuar apenas com os serviços de delivery e pronta entrega. 

O Governo do Estado, através da Secretaria de Defesa Social, tem o disque 190 como canal para denunciar o funcionamento irregular desses estabelecimentos. Até esta terça-feira (7), as equipes do Estado já somavam 16.504 ações para cumprimento de medidas sanitárias realizadas em bares e restaurantes. Esse registro só perde para as denúncias de aglomerações gerais, que somam 47.800 ações.  

Fora isso, mais de 600 pessoas em todo o Estado já foram conduzidas a delegacias por descumprimento das medidas sanitárias impostas nos decretos do governo. “O poder público atua, mas ele não é onipresente, precisa da participação cidadã”, destacou o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, em entrevista concedida remotamente na tarde desta terça-feira (7). 

Capital
No Recife, as equipes da Vigilância Sanitária realizaram 8.291 ações em estabelecimentos com funcionamento irregular nos últimos dois meses, com 120 notificações em maio e outras 57 junho para suspensão das atividades. São 120 inspetores atuando de segunda a sexta-feira, com regimes de plantão aos finais de semana. 

Veja também

Governo federal adota precaução e teme corrida de estados por vacina russa
Coronavírus

Governo federal adota precaução e teme corrida de estados por vacina russa

Incêndio no Pantanal avança e está próximo de maior hotel da região
meio ambiente

Incêndio no Pantanal avança e está próximo de maior hotel da região