Flexibilização

Pernambuco tira obrigatoriedade de comprovante vacinal para eventos abertos

A liberação se dá com o início de uma nova fase de convivência com o coronavírus

Comprovante da vacina contra a Covid-19Comprovante da vacina contra a Covid-19 - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

Em coletiva realizada nesta terça-feira (19) a secretária-executiva de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Sidia Haiut, informou a desobrigação da exigência do comprovante vacinal para locais abertos no Estado.

A liberação inclui eventos em locais abertos, que a partir desta quarta-feira (20) podem acontecer sem a exigência do passaporte vacinal. Também nesta terça, Pernambuco tirou a obrigatoriedade para o uso de máscaras em locais fechados. De acordo com o Secretário Estadual de Saúde, André Longo, as medidas são baseadas na redução dos números da Covid-19 no no Estado. 

"Em ambientes abertos não será mais obrigatória a exigência do passaporte vacinal, mas se mantém essa obrigatoriedade em locais fechados, tais como bares, restaurantes, teatros, cinema e eventos em locais fechados", informou Sidia Haiut. 

Questionado sobre a realização de festas públicas de São João, o Secretário de Saúde afirmou: "Nós acabamos de liberar, com o decreto de hoje, os eventos em locais abertos sem a necessidade de passaporte. Ou seja, eventos em locais abertos, sejam eles públicos ou privados, passam a não mais exigir passaporte vacinal. Então esses eventos, hoje, eles estão liberados". 

A liberação se dá com o início de uma nova fase de convivência com o coronavírus, já nesta quarta-feira (20). "A partir de amanhã [quarta], o Estado entra em um novo plano de convivência onde ficam liberadas as máscaras inclusive em locais fechados. A gente está falando de bares, restaurantes e academias, o que é um avanço", informou a secretária. 

Apesar disso, Haiut ainda fez questão de salientar que, nos lugares com uso liberado, a decisão sobre o uso da máscara ou não, a partir de agora, deve ser individual.  Além disso, não haverá mais restrição de horário e local para eventos. 

Longo informou que para alguns lugares fechados ainda é obrigatório o uso da máscara: farmácias, escolas e transporte público devem continuar com uso recomendado de máscaras

Os indicadores apontam uma taxa de positividade de 0,7% na última semana e há seis semanas consecutivas a taxa têm se mantido abaixo de 3%, percentual considerado um patamar de controle. “Além disso, nas últimas cinco semanas temos registrado menos de 60 casos graves de Covid-19 e há 12 dias não tivemos mortes pela doença”, pontuou o secretário.

Veja também

Argentina pede prisão de ministro iraniano por atentado contra Amia
Ataque de 1994

Argentina pede prisão de ministro iraniano por atentado contra Amia

Controladores aéreos convocam greve para quinta-feira (25) na França
Cancelamento de voos

Controladores aéreos convocam greve para quinta-feira (25) na França

Newsletter