Pernambuco

Animais recebem bênção no Dia de São Francisco na Câmara do Recife

Cerimônia marca Dia Mundial dos Animais e foi realizada pela primeira vez na casa legislativa

A ação foi celebrada pelo frei Ronaldo Cesar Santos, do Convênio de Santo AntônioA ação foi celebrada pelo frei Ronaldo Cesar Santos, do Convênio de Santo Antônio - Foto: Caio Danyalgil/Folha de Pernambuco

Animais domésticos receberam, na manhã desta sexta-feira (4), uma bênção em celebração ao Dia de São Francisco de Assis, comemorado neste dia pela Igreja Católica. A cerimônia, que também marcou o Dia Mundial dos Animais, ocorreu no estacionamento da Câmara Municipal do Recife, no bairro da Boa Vista, área central do Recife.

A ação, que acontece pela primeira vez na Câmara para os animais dos funcionários da casa e da população em geral, foi idealizada pela vereadora Goretti Queiroz (PSC) e realizada pelo frei Ronaldo Cesar Santos, do Convênio de Santo Antônio.

Leia também:
Filhote de baleia morto encalha na praia de Boa Viagem
Câmara do Recife abre as portas para o Dia Mundial dos Animais

A vereadora levou para a celebração as cadelas Daffiny e Bellinha, que foram resgatadas em situação de maus tratos e, segundo ela, a celebração foi importante. “Essa bênção é para lembrar que os animas possuem direitos e merecem respeito”.

Goretti falou ainda sobre os projetos que a Casa está desenvolvendo em favor dos animais. “Uma das políticas que está tramitando é de adoção somente com castração, e a outra é a que proíbe a venda de animais em mercados públicos. Nesses locais, os animais são muito explorados, ficam doentes e também podem contaminar o espaço, que está sempre rodeado de alimentos”, afirmou.

A assessora parlamentar Aline Gusmão, 45, tem quatro cadelas e levou duas delas, Mei e Osama Bin Laden, ambas de oito anos, para receber a bênção. “Mei está com dois tumores, sendo um de mama e um no baço, e achei importante trazê-la para receber a bênção”, contou. Segundo Aline, as cadelas são como filhas e que tudo o que faz é regulado em torno das necessidades dos animais que cuida. “Elas estão em primeiro lugar. Quando temos um animal, temos que ter a responsabilidade e o entendimento que temos que ter tempo para ele. E é isso o que eu faço. Muitos não têm condições de criar, mas fazem isso”, declarou.

A assessora da Câmara Marli Carvalho, 54, levou o cachorro Beethoven, que tem dez anos e há seis vive com ela. Marli contou que o cão foi encontrado na rua, abandonado, com os ossos das patas traseiras quebradas e que, agora, ele se locomove com o auxílio de uma cadeira de rodas adaptada. “Vi o post de uma amiga numa rede social e me propus a cuidar dele, que passou por fisioterapia, mas não teve condições de voltar a andar. Foi feita uma cadeirinha para que ele pudesse andar e correr. Além disso, usa fraudas porque faz as necessidades físicas sem sentir. Eu acho importante que ele receba a bênção, para que ele seja de alguma forma protegido”, relatou.

O frei Ronaldo Cesar Santos, que celebrou a bênção com uma leitura de uma passagem da Bíblia e aspersão de água benta, falou sobre a ligação de São Francisco de Assis com os animais. “O Dia de São Francisco é muito importe porque ele era um homem que se preocupava muito com toda a criação de Deus e, principalmente, com a dos animais, e acabou sendo colocado como patrono deles”, contou. Também nesta sexta-feira, às 14h, no Convento de Santo Antônio, na rua do Imperador, será realizado um sarau em homenagem ao dia do santo. Logo em seguida, às 17h, uma missa solene será celebrada, ainda em comemoração à data.

Vila Torres Galvão

O Dia de São Francisco também será celebrado no encerramento da festa em homenagem ao santo na Paróquia de São Francisco de Assis, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife. Desde o dia 25 de setembro, a paróquia devotada ao santo, e localizada no bairro Vila Torres Galvão, recebe centenas de fiéis que participam de celebrações religiosas e apresentações culturais.

A programação desta sexta-feira inclui uma procissão com um andor com a imagem de São Francisco a partir das 18h30 e a celebração de missa solene presidida pelo padre Rosivaldo Torres.

Veja também

Os ataques históricos à Igreja Católica Romana
ARTIGO

Os ataques históricos à Igreja Católica Romana

Em resposta aos ataques, dom Paulo Jackson defende que a dimensão social da fé não seja esquecida
CARTA DO ARCEBISPO DE OLINDA E RECIFE

Em resposta aos ataques, dom Paulo defende que a dimensão social da fé não seja esquecida

Newsletter