Apesar de queixas de insegurança, terminal de Jardim Brasil I segue funcionando

Sindicato dos Rodoviários desativou o ponto por 24 horas no início desta semana; Grande Recife afirmou não ter sido comunicado oficialmente

Moradores se queixam de insegurança no terminal de Jardim Brasil I e no estádio Olindão, em OlindaMoradores se queixam de insegurança no terminal de Jardim Brasil I e no estádio Olindão, em Olinda - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Os constantes casos de assaltos relatados por moradores de Jardim Brasil I, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife (RMR), fizeram o Sindicato dos Rodoviários do Recife e Região Metropolitana (Sttrepe) fechar provisoriamente - pela segunda vez em sete meses - o terminal de ônibus do bairro. O local ficou sem funcionar por cerca de 24 horas entre a segunda-feira (16) e a terça-feira (17), repetindo uma ação realizada em janeiro.

Segundo o Sttrepe, a medida foi tomada para cobrar melhorias na segurança da região. “Fechamos por conta da insegurança e do número de assaltos. Há alguns meses fizemos uma reunião com a população, com o Grande Recife, com o secretário e com o prefeito, na qual ficou acertado que haveria mais policiamento. Mas houve um assalto semana passada à luz do dia em que levaram os pertences dos trabalhadores e passageiros”, reclama o presidente do sindicato, Benílson Custódio.

Leia também:
Moradores protestam contra retirada de ônibus de Jardim Brasil I
Obra interdita avenida e desvia ônibus, em Jardim Brasil


O Sttrepe havia orientado os trabalhadores a pararem as atividades em caso de novos assaltos, como o acontecido na última semana. “O Grande Recife se fez presente e tem conhecimento do que foi acordado, caso houvesse reincidência”, afirmou Benílson. Por meio de nota, o Grande Recife Consórcio de Transporte informou que não foi comunicado oficialmente sobre a desativação temporária desta semana.

“O Consórcio estranha a atitude uma vez que realizou, recentemente, uma ação conjunta com a Polícia Militar, prefeitura do município e a empresa operadora [Caxangá] para melhorar a circulação dos ônibus na área”, diz o texto. O Grande Recife afirmou que irá apurar o fato para tomar as medidas cabíveis.

O 1º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco (BPM), responsável pela segurança na região, determinou que uma viatura tática pare em horários estratégicos nas proximidades do terminal. Além dessa medida, afirma o 1º BPM, é realizada diariamente no bairro uma guarnição tática com o apoio do motopatrulhamento, da equipe de contrarresposta e do Grupo de Apoio Tático Itinerante (Gati). Ainda segundo o batalhão, são feitos pontos de bloqueios para tentar localizar armas e suspeitos em automóveis e motocicletas periodicamente, em horários, dias e locais alternados.

O terminal de Jardim Brasil I atende a 13 mil passageiros diariamente e opera com quatro linhas: 821 - Jardim Brasil I/Estrada de Belém; 822 - Jardim Brasil I/Cruz Cabugá; 825 - Jardim Brasil/Joana Bezerra; e 884- Jardim Brasil/Rio Doce.

   Estádio Olindão

Com aspecto de abandonado, o Estádio Municipal Eugênio Araújo, conhecido como Olindão, localizado ao lado do terminal, é usado como ponto de esconderijo para os criminosos. “Eles ficam nas arquibancadas e veem o que está passando na área por meio de buracos no muro. Por lá mesmo, fogem de novo depois de assaltarem. A prefeitura precisa providenciar o fechamento dos buracos e controlar a segurança no estádio”, falou Benílson. O local é subutilizado desde a inauguração do Estádio Municipal Grito da República, em Rio Doce, na mesma cidade, em dezembro de 2016.

Em relação ao estádio, a Prefeitura de Olinda esclarece que o local não está desativado e passa por processo licitatório para requalificação até o final do mês de julho. "O projeto da licitação precisou passar por ajustes e, por isso, ainda não foi finalizado. A previsão é de que o serviço inicie em agosto", completou a prefeitura em nota ao Portal FolhaPE.

Veja também

Pernambuco receberá 62 mil doses da vacina da Janssen contra a Covid-19
Vacina

Pernambuco receberá 62 mil doses da vacina da Janssen contra a Covid-19

São João Solidário leva alimentos cultivados pelo MST para comunidades carentes da RMR
Campanha

São João Solidário leva alimentos cultivados pelo MST para comunidades carentes da RMR