Pernambuco

Avenida Rui Barbosa vai ganhar Faixa Azul para ônibus

Anúncio foi feito quando o secretário saía da reunião do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), na manhã desta segunda-feira (10)

Trânsito na avenida Rui Barbosa, no RecifeTrânsito na avenida Rui Barbosa, no Recife - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

O secretário de Mobilidade e Controle Urbano do Recife, João Braga, informou, nesta segunda-feira (10), que estuda implantar uma Faixa Azul, exclusiva para ônibus, na avenida Rui Barbosa, na Zona Norte da Cidade. "Vamos fazer [a Faixa Azul] ainda neste semestre na Agamenon Magalhães e na Rui Barbosa. São estudos que estamos complementando agora e quero crer que, ao longo deste semestre, tenhamos concluído", disse.

O anúncio foi feito quando o secretário saía da reunião do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), na manhã desta segunda-feira (10), na sede da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh-PE).

Leia também:
Último trecho da Faixa Azul da avenida Mascarenhas de Morais é inaugurado
Com 250 mil veículos a mais nas vias, CTTU orienta na volta às aulas


O encontro conta com a participação de 19 dos 26 conselheiros, incluindo representantes do Governo do Estado, prefeituras do Recife e de Olinda, Grande Recife Consórcio de Transporte e Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), além de entidades de usuários de ônibus, idosos e pessoas com deficiência.

A Prefeitura já havia anunciado, no ano passado, que a Faixa Azul da Agamenon Magalhães sairia no primeiro semestre de 2020. Na Rui Barbosa, que começa no bairro do Parnamirim e segue até a praça do Entroncamento, nas Graças, a ideia é que a faixa exclusiva seja implantada em um trecho, até o cruzamento da avenida com a rua Esmeraldino Bandeira. "Ela (a via) afunila e você tem dificuldade porque só tem duas faixas a partir da Casa dos Frios. É impossível implantar ali sem um alargamento, o que é improvável que aconteça", comentou Braga.

De acordo com o secretário, a instalação de uma Faixa Azul em avenidas como a Rui Barbosa e a Agamenon requer um trabalho de ordenamento urbano. "A gente está finalizando esses estudos. É importante que eles aconteçam. A Prefeitura está fazendo um trabalho para tentar destravar todo o engarrafamento nos terminais de bairro, tanto com instalação de câmeras e com comércio ambulante", afirmou.

Imbiribeira
Até o fim do ano, a perspectiva é que a Faixa Azul da Imbiribeira seja ampliada, chegando a Jaboatão dos Guararapes, na RMR, em parceria com a prefeitura da cidade. Também há perspectiva de que a avenida Jequitinhonha, em Boa Viagem, na Zona Sul, seja contemplada com novas faixas para ônibus.

Veja também

Com CoronaVac liberada para crianças, Pernambuco aguarda inclusão de vacina por Ministério da SaúdeVacinação

Com CoronaVac liberada para crianças, Pernambuco aguarda inclusão de vacina por Ministério da Saúde

MPPE suspende atendimento presencial ao público externo até 2 de fevereiroPernambuco

MPPE suspende atendimento presencial ao público externo até 2 de fevereiro