Avenidas do Recife recebem melhorias no sistema de iluminação

Avenidas, túneis e um trecho da BR-101 receberão sistema de iluminação em LED e equipamentos de proteção a partir da próxima semana

Novos pontos do projeto Ilumina Recife foram apresentados para a imprensa em coletiva na EmlurbNovos pontos do projeto Ilumina Recife foram apresentados para a imprensa em coletiva na Emlurb - Foto: Julya Caminha/Folha de Pernambuco

O sistema de iluminação pública das avenidas Abdias de Carvalho, na Zona Oeste do Recife, e Mascarenhas de Morais, na Zona Sul, contará com lâmpadas de LED e equipamentos de proteção contra choques, surtos de tensão, curto circuito e sobrecarga até o fim do ano. A requalificação tem como principais objetivos a melhoria do serviço em corredores de tráfego intenso e grande circulação de pessoas. Nas vias, as intervenções terão início na próxima quinta-feira. O investimento da prefeitura será de R$ 13 milhões.

Leia também:
Forte das Cinco Pontas recebe iluminação especial
Projeto de iluminação para o Morro da Conceição é apresentado

O projeto já contemplou as avenidas Agamenon Magalhães, Boa Viagem e Norte. Em túneis como o Augusto Lucena, em Boa Viagem, Chico Science, na Ilha do Retiro, e Josué de Castro, no Pina, a implantação já foi iniciada e deve ser concluída até o fim de outubro. Ao todo, 462 novos refletores também em LED serão instalados. Até 15 de agosto, os acessos subterrâneos em Boa Viagem e na Ilha do Retiro devem contar com a nova iluminação. Segundo a pasta, a previsão é de que seja gerada uma economia de 135.000 kWh/ano.

O trecho urbano da etapa 2 da BR-101, que vai do quilômetro 62, na altura do bairro da Guabiraba, ao quilômetro 70, no bairro do Curado, também será contemplado. Lá, além da implantação da iluminação, serão instalados 1.100 postes com rede elétrica embutida em um percurso de 10,7 km. Em 2017, a rodovia iniciou um processo de recuperação com recursos repassados do Governo Federal para o Estado. Entretanto, de acordo com o secretário de Infraestrutura do Recife, Roberto Gusmão, a iluminação pública não estava prevista na recuperação.

“O foco tem sido sistematicamente direcionado para o pedestre. As faixas de rolamento serão muito bem iluminadas para que possamos ter sobra de energia para iluminar as calçadas”, aponta Gusmão. “Um dos itens de segurança que são avaliados, inclusive, na integração que estamos com o [programa] Pacto Pela Vida, é a iluminação. Então, estamos fazendo uma requalificação em áreas que a Secretaria entende que precisa ser feito”, completa.

Na Abdias de Carvalho, o analista de faturamento Cleiton Jorge, 36 anos, considerou o investimento importante para a segurança da população. “Passo pela Agamenon, que já é LED, e a luminosidade é melhor do que com as lâmpadas de mercúrio. Têm pontos, aqui, que são escuros e passo com medo”, relata. A doméstica Heloísa Sena, 56, há seis anos pega ônibus na via. Ela já presenciou diversos assaltos e falou da insegurança no local. “Estou aqui agora porque está cedo e tem muitas pessoas, mas aqui é muito escuro e esquisito.”

Veja também

Pernambuco registra menor número de casos confirmados de Covid-19 em 24h desde 8 de abril
Coronavírus

Pernambuco registra menor número de casos confirmados de Covid-19 em 24h desde 8 de abril

Confira a previsão do tempo para esta segunda (28) em Pernambuco
TEMPO

Confira a previsão do tempo para esta segunda (28) em Pernambuco