A-A+

Cais do Sertão recebe debates sobre o papel das mulheres na história da República

Evento, que teve sua abertura nesta terça, contará com debates na quarta e quinta

Secretária da Mulher de Pernambuco, Silvia CordeiroSecretária da Mulher de Pernambuco, Silvia Cordeiro - Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

A república brasileira é uma jovem prestes a completar 130 anos. Entre 1889 e o presente 2019, conquistas acabaram alcançadas pelas mulheres. Suficientes, no entanto, ainda não são. Com a ideia de debater os avanços, e prospectar novas frentes de lutas, entre quarta-feira (5) e quinta-feira (6), o Centro Cultural Cais do Sertão recebe o 4º Seminário Internacional Mulheres e Repúblicas - Etapa Brasil - Mulheres e Meninas em Marcha nas Repúblicas do Século XXI. O encontro, aberto nesta terça-feira, no Armazém 10, na Avenida Alfredo Lisboa, no Bairro do Recife, pretende reunir cerca de 200 pessoas.

O evento é preparatório para o encontro internacional, que acontece em novembro, quando deverão participar representantes de países de três continentes. Segundo a Secretária da Mulher de Pernambuco, Sílvia Cordeiro, o momento é propício para as mulheres repensarem o seu papel no atual contexto nacional.

“O que é essa república para as mulheres? O que construímos? É suficiente? E quais são as ameaças às conquistas das mulheres? Esse primeiro ciclo da etapa Brasil contará com pessoas de outros estados, e vamos pensar o Brasil, a partir da prática e da vivência das mulheres, além de relacionar isso entre o Brasil e o Mundo. É um momento de reflexão e atitude”, disse.

A abertura do seminário contou com a participação de autoridades do governo estadual e municipal, órgãos internacionais, parlamentares, movimentos de mulheres, partidos políticos e sociedade civil. Nesta quarta-feira haverá dois debates. O primeiro acontecerá das 9h às 12h. O segundo, das 14h às 17h. Quinta-feira, mais dois encontros, nos mesmos horários. 

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site (clique aqui)

Confira abaixo:

 

Programação

Programação - Crédito: Reprodução/Divulgação

 


Veja também

Com permissão judicial no Recife, benefícios da 'maconha medicinal' desafiam tabus
Zoom

Com permissão judicial no Recife, benefícios da 'maconha medicinal' desafiam tabus

Folha de Pernambuco lança revista que analisa os impactos da Covid-19 e o setor de saúde
Especial

Folha de Pernambuco lança revista que analisa os impactos da Covid-19 e o setor de saúde