Cais do Sertão recebe debates sobre o papel das mulheres na história da República

Evento, que teve sua abertura nesta terça, contará com debates na quarta e quinta

Secretária da Mulher de Pernambuco, Silvia CordeiroSecretária da Mulher de Pernambuco, Silvia Cordeiro - Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

A república brasileira é uma jovem prestes a completar 130 anos. Entre 1889 e o presente 2019, conquistas acabaram alcançadas pelas mulheres. Suficientes, no entanto, ainda não são. Com a ideia de debater os avanços, e prospectar novas frentes de lutas, entre quarta-feira (5) e quinta-feira (6), o Centro Cultural Cais do Sertão recebe o 4º Seminário Internacional Mulheres e Repúblicas - Etapa Brasil - Mulheres e Meninas em Marcha nas Repúblicas do Século XXI. O encontro, aberto nesta terça-feira, no Armazém 10, na Avenida Alfredo Lisboa, no Bairro do Recife, pretende reunir cerca de 200 pessoas.

O evento é preparatório para o encontro internacional, que acontece em novembro, quando deverão participar representantes de países de três continentes. Segundo a Secretária da Mulher de Pernambuco, Sílvia Cordeiro, o momento é propício para as mulheres repensarem o seu papel no atual contexto nacional.

“O que é essa república para as mulheres? O que construímos? É suficiente? E quais são as ameaças às conquistas das mulheres? Esse primeiro ciclo da etapa Brasil contará com pessoas de outros estados, e vamos pensar o Brasil, a partir da prática e da vivência das mulheres, além de relacionar isso entre o Brasil e o Mundo. É um momento de reflexão e atitude”, disse.

A abertura do seminário contou com a participação de autoridades do governo estadual e municipal, órgãos internacionais, parlamentares, movimentos de mulheres, partidos políticos e sociedade civil. Nesta quarta-feira haverá dois debates. O primeiro acontecerá das 9h às 12h. O segundo, das 14h às 17h. Quinta-feira, mais dois encontros, nos mesmos horários. 

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site (clique aqui)

Confira abaixo:

 

Programação

Programação - Crédito: Reprodução/Divulgação

 


Veja também

Além da preparação para provas, Enem vai exigir medidas de prevenção contra o novo coronavírus
Enem

Além da preparação para provas, Enem vai exigir medidas de prevenção contra o novo coronavírus

Covid-19: Ministério confirma reinfecção com nova variante no Amazonas
Pandemia

Covid-19: Ministério confirma reinfecção com nova variante no Amazonas