Canal do Rio da Prata, no Ibura, é urbanizado e ganha ciclovia

Obra, segundo a Prefeitura do Recife, custou cerca de R$ 31 milhões

A comunidade foi beneficiada com o revestimento de toda a extensão de quase um quilômetro do canal, além de drenagem e pavimentação de mais de 12 mil m² de ruas no entornoA comunidade foi beneficiada com o revestimento de toda a extensão de quase um quilômetro do canal, além de drenagem e pavimentação de mais de 12 mil m² de ruas no entorno - Foto: Lidiane Mota/Folha de Pernambuco

Mais de seis mil moradores do bairro do Ibura, na Zona Sul do Recife, foram beneficiados com a urbanização do Canal do Rio da Prata e a revitalização das ruas do entorno, entregues na manhã desta quinta-feira (23) pelo prefeito da capital pernambucana, Geraldo Julio.

Com investimento de mais de R$ 31 milhões custeado pela Prefeitura do Recife e Governo Federal, a comunidade foi beneficiada com o revestimento de toda a extensão de quase um quilômetro do canal, instalação da iluminação pública, além de drenagem e pavimentação de mais de 12 mil m² de ruas no entorno, que contam com largura de sete metros cada, além de 1,5 metro de calçada.

Leia também:
Com 900 atendimentos mensais, Upinha Rio da Prata é inaugurada no bairro do Ibura
UPA do Ibura agora conta com atendimento de urgência oftalmológica
Rua no bairro do Ibura é a vencedora do concurso Eu Amo o Natal


A rua Rio Douro, que margeia o canal, recebeu serviços de drenagem e pavimentação em toda sua extensão e agora conta com uma ciclovia de um quilômetro. Também foram pavimentados trechos das ruas Alvorada do Sul, Ecoporanga, Santa Leopoldina, Rio da Prata, Fernando Tomás da Silva e Flores da Cunha, todas no Ibura. O bairro também ganhou quatro pontes e seis novas praças.

Segundo o secretário da Autarquia de Urbanização do Recife (URB), João Faria, a partir dessa obra, o bairro do Ibura passa a contar com uma melhor infraestrutura, facilitando a mobilidade dos moradores pelo bairro durante os períodos de chuva - deverá ser minimizado o alagamento das vias. “Hoje os moradores tem essa dificuldade amenizada. É um investimento importante em um momento de restrição muito grande em investimentos públicos”, contou o secretário.

De acordo com o prefeito do Recife, Geraldo Julio, a obra era bastante solicitada pelos moradores do Ibura. “São milhares de pessoas beneficiadas. É uma obra feita com qualidade. Tem local de convivência, iluminação e ciclovia, muito diferente de como era antigamente. Estamos muito felizes”, afirmou o prefeito, informando que, até o fim deste ano, serão entregues mais de 1.400 obras.

Moradora do Ibura durante toda a vida, a professora  Abnadarque Gomes, 55, contou que sofreu muito nos períodos de chuvas fortes no bairro. “A gente não andava por aqui porque ficávamos ilhados. Minha avó chegou a falecer em uma das enchentes que ocorreram aqui. O bairro estava precisando dessa obra há muitos anos. É uma grande vitória”, relatou Abnadarque, alertando ainda para que os moradores da área preservem o local, não jogando lixo.

Assim como ela, o funcionário público Uberval Falcão, de 53 anos, que sempre morou nas proximidades do Canal Rio da Prata, apontou melhorias para os moradores da área após a revitalização do canal e das ruas. “A situação era caótica. Essa obra vai trazer melhorias não só para os moradores, mas para o comércio também. Antes era rato, barata, até escorpiões tinha. Agora é só alegria”, contou.

Veja também

Morre de câncer Léo, leão do Parque Estadual de Dois Irmãos
Luto

Morre de câncer Léo, leão do Parque Estadual de Dois Irmãos

Trecho da José de Alencar, Boa Vista: obras até este domingo (17)
CTTU

Trecho da José de Alencar, Boa Vista: obras até este domingo (17)