Com 900 atendimentos mensais, Upinha Rio da Prata é inaugurada no bairro do Ibura

Serão realizadas na nova Upinha consultas clínicas, atendimento odontológico, ginecológico, coleta de sangue, distribuição de medicamentos, pré-natal, entre outros atendimentos

O local conta com atendimento odontológico, ginecológico , entre outros serviçosO local conta com atendimento odontológico, ginecológico , entre outros serviços - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Cerca de dez mil moradores do bairro do Ibura de Baixo, na Zona Sul do Recife, serão beneficiadas com os mais de 900 atendimentos médicos mensais oferecidos pela Unidade de Saúde da Família, Upinha Rio da Prata, inaugurada na manhã desta quinta-feira (9).

O local, com mais de 665 m², recebeu investimento municipal de R$ 950 mil, e conta com quatro consultórios, sala de acolhimento, de vacina e de odontologia, além de farmácia e sala de curativo.

Leia também:
Zona Norte ganha nova Upinha no aniversário do Recife
Comitiva do governo do Reino Unido visita Upinha 24h no Recife
Novo espaço de inovação, o Gravidade Zero será inaugurado no segundo semestre
Com foco em tecnologia, é entregue novo Compaz na Zona Oeste

Com mais de 50 profissionais, serão realizadas na nova Upinha consultas clínicas, atendimento odontológico, ginecológico, coleta de sangue, distribuição de medicamentos, pré-natal, puericultura, além de curativos e vacinação. A unidade do bairro no Ibura vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Segundo o prefeito do Recife, Geraldo Julio, o bairro do Ibura foi escolhido após um mapeamento ter identificado grande necessidade de serviços de saúde no local.

“A Upinha é um equipamento de muita qualidade que dá boas condições de trabalho aos profissionais e a quem está sendo atendido também. São três equipes de saúde da família e duas de saúde bucal. Essa é a 14ª Upinha do Brasil, e só existe Upinhas no Recife”, afirmou o prefeito.

De acordo com o secretário de saúde do Recife, Jailson Correia, no local também funcionará o Espaço Mãe Coruja, que acompanha mulheres durante o pré-natal, parto e puerpério, e também crianças desde o nascimento até os cinco anos de idade.

“Essa é uma unidade de alto padrão que vai atender a atenção básica. Aqui tem o espaço Mãe Curuja que tem feito diferença na mortalidade infantil, na qualidade de vida das crianças e no desenvolvimento da primeira infância”, contou.

O porteiro Petrúcio Januário da Silva, de 40 anos, mora no Bairro do Ibura de Baixo considera a importância da nova unidade na área.

“A gente precisa de saúde. O bairro é muito esquecido. E a criação dessa Upinha vêm para melhorar. Antes, para conseguir um atendimento era bem demorado. Espero que esse seja o primeiro passo para outras melhorias no bairro”, afirmou.

A dona de casa Marilene Vasconcelos, 42, ficou feliz e esperançosa com a inauguração da Upinha, já que antes ela não conseguia marcação na unidade de saúde próxima de casa.

“Estava péssimo. Não conseguia atendimentos nem pra mim e nem para meu neto de 11 meses que precisa se vacinar. Agora vamos ter um lugar de qualidade e perto da gente”, disse.

Essa é 14ª Upinha do Recife, totalizando investimento municipal de cerca de R$ 20 milhões. Segundo a PCR, até dezembro de 2019, as 13 Unidades de Saúde da Família realizaram quase 12 mil atendimentos e 40 mil procedimentos por mês.

Veja também

Morre de câncer Léo, leão do Parque Estadual de Dois Irmãos
Luto

Morre de câncer Léo, leão do Parque Estadual de Dois Irmãos

Trecho da José de Alencar, Boa Vista: obras até este domingo (17)
CTTU

Trecho da José de Alencar, Boa Vista: obras até este domingo (17)