Pernambuco

Começa a apuração do desfile de agremiações do Carnaval do Recife

206 agremiações distribuídas em 11 categorias serão apreciadas

Apuração do desfile do Carnaval 2019 do Recife no Pátio de São PedroApuração do desfile do Carnaval 2019 do Recife no Pátio de São Pedro - Foto: Leo Malafaia/Folha de Pernambuco

Ainda em clima de Carnaval, foliões e artistas acompanham, nesta quinta-feira (7), a apuração do Concurso de Agremiações Carnavalescas que desfilaram nas avenidas Nossa Senhora do Carmo, no bairro de Santo Antônio, Centro do Recife, e do Forte, no Cordeiro. 

A contagem dos votos começou às 10h, no Pátio de São Pedro, julgando os bois de maracatu em dez itens diferentes, entre elas, fantasia, adereços, coreografia e figuras principais.

Leia também:
Agremiações se apresentam em Olinda no fim do Carnaval
Concurso de Agremiações colore bairro de Santo Antônio

A apuração deve se estender durante todo o dia. Até o fim da tarde, a comissão julgadora vai apreciar 206 agremiações distribuídas em 11 modalidades. No total, os prêmios somam R$ 730,5 mil.  

Dividido em quatro categorias - Grupo de Acesso, Grupo 2, Grupo 1 e Grupo Especial - esse formato de premiação, para Eduardo Vasconcelos, secretário executivo de Cultura, incentiva o crescimento das agremiações e permite que elas busquem atingir o Grupo Especial.

A responsabilidade por julgar essas manifestações culturais carnavalescas cabe a duas grandes comissões julgadoras presentes nos dois polos do desfile. Com um total de 40 pessoas, as comissões são formadas por estudiosos e quem vivencia o Carnaval, a exemplo de professores e carnavalescos.

Para Eduardo Vasconcelos, a premiação é o fechamento de um ciclo de fomento à cultura popular que dura o ano inteiro, contando, inclusive, com reuniões com a comissão julgadora para discutir as exigências de cada modalidade. 

Veja também

Os ataques históricos à Igreja Católica Romana
ARTIGO

Os ataques históricos à Igreja Católica Romana

Em resposta aos ataques, dom Paulo Jackson defende que a dimensão social da fé não seja esquecida
CARTA DO ARCEBISPO DE OLINDA E RECIFE

Em resposta aos ataques, dom Paulo defende que a dimensão social da fé não seja esquecida

Newsletter