Pernambuco

Debate gratuito aborda o ódio e a intolerância às diferenças

O encontro acontece na Universidade Salgado de Oliveira, na Imbiribeira, nesta segunda (27) e terça (28)

O debate é gratuito e acontece nesta segunda (27) e terça (28), na UniversoO debate é gratuito e acontece nesta segunda (27) e terça (28), na Universo - Foto: Divulgação

Discursos de Ódio e Intolerância às Diferenças: O que as(os) Psicólogas(os) têm a Ver com Isso?’ é tema de um debate que acontece nesta segunda (27) e terça (28), no auditório da Universidade Salgado de Oliveira, localizada na Imbiribeira. A temática em questão convida alunos da área, professores e o público em geral a refletir sobre a exacerbação dos discursos de ódio proferidos, inclusive, nas redes sociais, que têm gerado grandes mudanças nas relações sociais. O evento é em alusão ao Dia da Psicologia, celebrado todos os anos no dia 27 de agosto. As discussões têm início às 18h e seguem até as 22h, com acesso gratuito ao público.A psicologia como ciência e profissão nos ajuda a compreender que a manifestação da intolerância a quem pensa ou é diferente não é algo simplesmente uma característica individual, mas sim, trata-se de um sintoma social complexo resultante de vários fatores: político, histórico e cultural”, comenta a gestora de psicologia da Universo, Jéssica Noca.

No primeiro dia de programação a jornalista Andréa Trigueiro tratará dos discursos de ódio e intolerância às diferenças, e como são produzidos os seus efeitos. Em seguida o psicólogo e professor da Universo, Paulo Aguiar, discursará sobre os compromissos e desafios do psicólogo diante de discursos de ódio e intolerância às diferenças. “No Brasil, a fratura provocada pelas disputas políticas nos últimos anos, rachou a sociedade e pôs em disputa dois campos antagônicos. Com isso, temos percebido que a intolerância tem sido a base para as relações sociais, tendo os discursos de ódio prevalecido nas discussões nos mais diversos grupos sociais, seja virtual ou presencialmente”, explana.

Leia também:
Intolerância invisível: ‘SKAM’ e o discurso de ódio nas redes sociais
Luiza Brunet usa redes sociais para pedir desculpas por ofender faxineiras

 Três oficinas profissionalizantes sobre o Acolhimento às Diferenças: Possibilidades e Desafios no Trabalho do Psicólogo com as Pessoas Usuárias de Drogas, Pessoas com Deficiência e no Enfrentamento ao Racismo, completam a programação e serão ministradas pelas psicólogas convidadas Carolina Barros, Raíssa Bittencourt e Gioconda Sousa.

Serviço

Debate: Discursos de Ódio e Intolerância às Diferenças
Universidade Salgado de Oliveira
Segunda (27) e terça (28), das 18h às 22h
Av. Mal. Mascarenhas de Morais, 2169, Imbiribeira
Acesso gratuito

 

Veja também

Os ataques históricos à Igreja Católica Romana
ARTIGO

Os ataques históricos à Igreja Católica Romana

Em resposta aos ataques, dom Paulo Jackson defende que a dimensão social da fé não seja esquecida
CARTA DO ARCEBISPO DE OLINDA E RECIFE

Em resposta aos ataques, dom Paulo defende que a dimensão social da fé não seja esquecida

Newsletter