Direitos LGBTQ+ serão discutidos em seminário na OAB-PE

O debate, realizado pela Escola Superior de Advocacia de Pernambuco (ESA-PE), acontece na próxima sexta-feira (14), no auditório da OAB

Robeyoncé Lima, primeira advogada transexual do Norte/Nordeste, será uma das homenageadasRobeyoncé Lima, primeira advogada transexual do Norte/Nordeste, será uma das homenageadas - Foto: Divulgação

A temática LGBTQ+ sob o ponto de vista legal será debatido em seminário que vai abordar os Direitos da Diversidade Sexual e de Gênero na próxima sexta-feira (14), a partir das 8h, no auditório da Ordem dos Advogados de Pernambuco (OAB-PE), localizado no bairro de Santo Antônio, Recife. Os interessados podem se inscrever no site da Escola Superior de Advocacia de Pernambuco (ESA-PE), realizadora do evento. A inscrição custa R$ 30 para advogados e R$ 40 para o público em geral.

Na programação, palestras e debates sobre a igualdade de direitos à luz da Constituição Federal e do ponto de vista dos direitos humanos, com abordagem de questões legais pertinentes ao dia a dia de grande parte da comunidade LGBTQ+. Entre os assuntos que serão discutidos, adoção de crianças e a convivência em família homoafetiva, mudança de nome e gênero nos cartórios e o enfrentamento à violência e encarceramento de transgêneros.




Leia também:
Robeyoncé Lima obtém direito à mudança de nome e de gênero no registro civil
Trans Robeyoncé recebe certificado para usar nome social na OAB
Austrália é o 28º país a legalizar o casamento homoafetivo

Participam dos debates representantes LGBTQ+, além de nomes do universo jurídico, a exemplo da advogada, conselheira federal e presidente da Comissão da Igualdade da OAB, Adriana Rocha Coutinho, do juiz da infância e juventude Élio Braz Mendes e da presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM-PE), Maria Rita Holanda.

Advogada trans

Para repercutir questões práticas a primeira advogada trans de Pernambuco, Robeyonce Lima, também estará no seminário. Além da transfeministra Renata Miranda e as mães adotivas de duas meninas, a educadora física, Paula Brasil e a estudante de psicologia Taciana Estevam, entre outros participantes.

Serviço

Seminário Direitos da Diversidade Sexual e de Gênero
Sexta (14), a partir das 8h, no auditório da OAB-PE
Rua Imperador Pedro II, 346, Santo Antônio
Inscrições no site da ESA-PE 

Veja também

"Tomem a vacina que a esperança não deixa de acabar", disse a primeira vacinada em Pernambuco
Coronavírus

"Tomem a vacina que a esperança não deixa de acabar", disse a primeira vacinada em Pernambuco

Momento histórico: vacina contra a Covid-19 é aplicada pela primeira vez em Pernambuco
Coronavírus

Momento histórico: vacina contra a Covid-19 é aplicada pela primeira vez em Pernambuco