Espaço Ciência, em Olinda, é alvo de criminosos; prejuízo chega a R$ 30 mil

A ação mais recente destruiu quase toda a exposição da área de robótica, que contava com computadores, sensores, robôs, TVs, óculos VR e tablets

Espaço CiênciaEspaço Ciência - Foto: Divulgação/Google Maps

Mesmo fechado durante a quarentena, o Espaço Ciência, localizado no Complexo de Salgadinho, em Olinda, Região Metropolitana do Recife, vem sendo alvo de criminosos. Segundo a administração do local, 14 boletins de ocorrência já foram registrados só nesse período. O prejuízo chega a R$ 30 mil.

A ação mais recente destruiu quase toda a exposição da área de robótica, que contava com computadores, sensores, robôs, TVs, óculos VR e tablets. “Com os primeiros casos, a Secretaria de Ciência e Tecnologia de Pernambuco garantiu a contratação emergencial de um posto de ronda motorizada noturna. Mas ainda assim tem sido insuficiente”, afirma o diretor do Museu, Antonio Carlos Pavão.

A segurança do Espaço Ciência é feita por câmeras de monitoramento, por dois postos da Guarda Patrimonial e mais dois da ronda motorizada, sendo um diurno e outro noturno. Entretanto, diante da ousadia dos ladrões, a vigilância ainda é pouca. “São 120 mil metros quadrados equipados com experimentos e exposições, constituindo-se um valioso patrimônio para a formação de nossos jovens e de toda a população”, ressalta Antonio Carlos.

Leia também:
Espaço Ciência comemora Dia do PI com programação especial
Espaço Ciência comemora 25 anos de atividade
Espaço Ciência promove ação temática sobre Semana da Água


As imagens de monitoramento do local registraram a tranquilidade dos criminosos que sequer se importam em serem identificados. Outras investidas já tinham sido notificadas à polícia anteriormente. Desde o início da quarentena, foram feitos 14 boletins de ocorrência e registrados furtos de ventiladores, aparelhos de ar-condicionado, cafeteiras, condensadores, fiação, entre outros materiais.

Recentemente, um ladrão chegou a ser pego em flagrante enquanto tentava roubar os fios e cabeamento da Trilha Ecológica do espaço. Ele foi conduzido à uma delegacia pela ronda motorizada. “Estamos todos muito preocupados com o Museu. Se continuar dessa maneira, não vai sobrar nada de nossas exposições”, preocupa-se Pavão.

Mesmo fechado, o Espaço Ciência continua ativo, propondo atividades por meio de seu site e suas redes sociais. Oficinas, desafios, curiosidades, lives, depoimentos, propostas de experimentos e jogos para fazer em casa são compartilhados e disponibilizados também para escolas e educadores, que podem utilizar as propostas com seus estudantes.

Veja também

Polícia Rodoviária: homem é detido com 22,9 Kg de maconha após fuga em Sertânia
PRF

Polícia Rodoviária: homem é detido com 22,9 Kg de maconha após fuga em Sertânia

Prouni Recife abre inscrições a partir de segunda-feira (26)
Educação

Prouni Recife abre inscrições a partir de segunda-feira (26)