Estátua de Joaquim Cardozo é manchada com líquido preto

Recifenses e turistas foram surpreendidos e enquadraram o caso como vandalismo

Estátua do Poeta Joaquim Cardozo, que fica na Ponte Maurício de Nassau, amanhece banhada de óleoEstátua do Poeta Joaquim Cardozo, que fica na Ponte Maurício de Nassau, amanhece banhada de óleo - Foto: Rafael Furtado / Folha de Pernambuco

A estátua do poeta Joaquim Cardozo, localizada na Ponte Maurício de Nassau, no centro do Recife, foi manchada com líquido preto. Na manhã desta quarta-feira, turistas e trabalhadores que passavam pela ponte se surpreenderam com a situação.

A Emlurb informou que ainda nesta quarta-feira (23) realizará uma vistoria no local e tomará as medidas cabíveis para limpar a estátua.

A turista Vanda Lúcia, do Rio de Janeiro, chamou de vandalismo o ato de sujar estátua, além de ressaltar qu está triste com as manchas de óleo que atingem o litoral pernambucano. “Estou muito triste porque eu visito esse lugar todo ano, há mais de vinte anos. Eu vim aqui confirmar a tristeza dos moradores do Recife, porque é lamentável o que está acontecendo e o próprio povo está tomando providências”, afirmou.

Leia também:
Projeto prevê transformar Bairro do Recife em laboratório a céu aberto
Contato com petróleo requer cuidados para evitar problemas de saúde

Thales Gustavo trabalha no Recife Antigo e passa pela ponte diariamente. Ele atrelou a mancha preta na estátua ao óleo que chega às praias pernambucanas. Para ele, apesar de danificar uma obra de arte, a atitude é importante para alertar a população sobre as manchas de óleo que poluem o litoral. “Achei bonito e achei feio ao mesmo tempo. É bonito porque é preciso chamar atenção da sociedade para o que está acontecendo com o nosso meio ambiente, mas infelizmente danificaram uma escultura, uma obra de arte”, declarou.

Segundo os guardas municipais que estavam no local não há nenhuma previsão de quando a obra será reparada ou se acontecerá alguma investigação para encontrar os responsáveis. 

Veja também

UFPE divulga data para retorno do semestre letivo 2020.1, que será de forma híbrida
Educação

UFPE divulga data para retorno do semestre letivo 2020.1, que será de forma híbrida

Celebrações da Festa do Morro começam neste sábado com adaptações por pandemia; veja programação
RECIFE

Festa do Morro começa neste sábado com adaptações por pandemia; veja programação