Eventos alteram o trânsito do Recife neste domingo

Circuitos esportivos e uma Parada da Diversidade deslocarão cerca de 60 agentes da CTTU

O circuito Banco do Brasil sairá do Shopping Rio Mar,  no bairro do PinaO circuito Banco do Brasil sairá do Shopping Rio Mar, no bairro do Pina - Foto: Reprodução/ Wikipedia

Devido a eventos no Centro e nas zonas Norte e Sul do Recife neste domingo (1º), a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) preparou esquemas especiais de trânsito. Cerca de 60 agentes foram escalados para acompanhar as atividades.

Das 6h30 às 11h, ocorrerá a operação para o Circuito Banco do Brasil, que sairá do Shopping Riomar, no bairro do Pina. Os condutores que desejarem acessar ou circular pela área central da cidade deverão ficar atentos aos bloqueios e desvios montados pela CTT. A expectativa é de que as operações sejam encerradas às 12h.

A corrida terá dois percursos, de 10 km e 5 km, ambos com saída do Shopping RioMar. O trajeto mais longo segue do RioMar pela Avenida República Árabe Unida, Ponte Governador Paulo Guerra, Avenida Saturnino de Brito, Avenida Engenheiro José Estelita, onde ocorre o retorno, e volta pela Ponte Paulo Guerra, Via Mangue, retornando para o local da largada. Já para os participantes da corrida de 5 km, o percurso segue o mesmo trajeto, no entanto os corredores voltam para o local da partida pela Ponte Paulo Guerra.

Leia também:
Olha! Recife leva recifenses e turistas pelas Graças e Boa Viagem
Olinda recebe mais uma edição do ‘Domingo na Sé’


Os principais bloqueios serão montados a partir das 6h no Cais José Estelita, nos sentidos do Largo do Cabanga até o Forte das Cinco Pontas e na pista Oeste da Via Mangue, a partir da Ponte Paulo Guerra até a altura do Supermercado Extra. Também haverá bloqueio nos cruzamentos da Rua Comandante Antônio Manhães de Matos com a Rua Dilermano Reis e Rua Bituri.

Os condutores vindos da Zona Sul devem seguir pela avenida Governador Agamenon Magalhães para acessar o Centro. Quem desejar pegar as vias do entorno da comunidade Jardim Beira Rio deverá seguir pela Avenida Herculano Bandeira e girar à direita na Rua Arquiteto Augusto Reinado. Já quem estiver na área Central e quiser seguir para a Zona Sul poderá utilizar a Rua Imperial como rota alternativa. Também há opções de desvios para aqueles que desejam trafegar pelo Centro. As ruas da Aurora (faixa da esquerda), Imperador e Siqueira Campos estarão abertas para a circulação e poderão ser usadas como rotas alternativas.

Também no domingo, das 9h às 13h, ocorrerá o Passeio Ciclístico Pedalando contra as Drogas, no Centro do Recife. Os bloqueios serão feitos e desfeitos de acordo com a passagem do público.

Os ciclistas sairão da Rua da Aurora, na altura do antigo prédio da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e seguirão no sentido subúrbio. Em seguida, seguem para a Ponte do Limoeiro, Cais do Apolo, Rua Madre de Deus, Cais Santa Rita, Viaduto das Cinco Pontas, Avenida Engenheiro José Estelita, Rua Capitão Temudo, Avenida Herculano Bandeira, Avenida Engenheiro Domingos Ferreira, Rua Jornalista Francisco Almeida, Avenida Conselheiro Aguiar, Rua França Pereira, Avenida Boa Viagem, Avenida Antônio de Goes, Avenida Engenheiro José Estelita, Avenida Martins de Barros, Praça da Independência, Avenida Guararapes e Ponte Duarte Coelho, com término na Rua da Aurora.

Já a partir das 15h, o bairro de Casa Amarela, na Zona Norte, receberá a Parada da Diversidade. A concentração será na Rua Vasco da Gama. O palco será montado na Rua Luiz Cesário de Melo, que ficará bloqueada até a segunda-feira (2), para desmontagem da estrutura.

O desfile sairá da Rua Vasco da Gama e seguirá pela Rua Padre Lemos, Rua Dona Ana Xavier, Rua Paula Batista, Estrada do Arraial, Rua Padre Lemos novamente, Rua Pedro Alain, Avenida Norte, encerrando em frente à Igreja do Evangelho Quadrangular. Os demais bloqueios do percurso serão itinerantes, e a previsão é de que o evento seja encerrado às 20h.

Veja também

Confira a previsão do tempo para esta segunda (26) em Pernambuco
TEMPO

Confira a previsão do tempo para esta segunda (26) em Pernambuco

Morre médica recifense que esperava transplante de medula óssea
Luto

Morre médica recifense que esperava transplante de medula óssea