Feira Ciência Jovem reúne mais de 80 trabalhos científicos de alunos em Olinda

Evento faz parte do Programa Ciência Jovem , que fomenta pesquisa em escolas da rede estadual

Luciana Santos comanda abertura da Feira Municipal de Ciências em OlindaLuciana Santos comanda abertura da Feira Municipal de Ciências em Olinda - Foto: Hélia Scheppa/SEI

Olinda realiza a primeira Feira Ciência Jovem. O evento reúne 82 trabalhos científicos de diversas áreas de ensino - como cultura, matemática, ciências, tecnologia e linguística - desenvolvidos por professores e alunos de 34 escolas das redes municipal e do Estado. A feira foi lançada junto ao Programa Ciência Jovem e é aberta ao público no piso L4 do Shopping Patteo Olinda durante das 13h às 18h desta quinta (26) e das 9h às 15h de sexta-feira (27). 

Em média, 164 alunos e 82 professores, da educação infantil, ensino médio e EJA, apresentam os trabalhos científicos selecionados a partir das feiras de conhecimentos realizadas em cada escola. O programa é fruto de um parceria entre o Espaço Ciência e a Prefeitura de Olinda, através da Secretária de Ciência, Tecnologia a Inovação. O lançamento foi realizado durante evento no Shopping Patteo Olinda e contou com a presença da governadora de Pernambuco em exercício e ex-prefeita de Olinda, Luciana Santos.

Leia também:
Camarote Olinda divulga programação do Carnaval 2020
Deputada cria projeto para proibir 'coreografias obscenas' dentro das escolas
Polícia Federal prende em Pernambuco suspeito de atuar em ataques do Ceará

"É extraordinário o que estamos fazendo aqui, porque esse método precisa ser permanente, não só no momento da feira, é o melhor método de ensino e aprendizagem que a gente pode ter. São as crianças desenvolvendo experiências concretas, literalmente, colocando a mão na massa para compreender os fenômenos das ciências e da natureza", disse Luciana Santos. A governadora destacou que levará essa feira para todo estado de Pernambuco " com o objetivo de reforçar os inovadores métodos de ensino".

O prefeito de Olinda, professor Lupércio, deixou claro a sua satisfação em receber o projeto na cidade. "A gente vem desenvolvendo várias feiras em nossa cidade, nas escolas, justamente estimulando nossas crianças e adolescentes para que eles possam pesquisar e trazer novidades para as feiras", disse. Lupércio ainda completou: "É importante dizer que essa feira é o início, mas com certeza, no que depender de nós, serão realizadas outras feiras por muitos e muitos anos.”

A Ciência Jovem Olinda faz parte do projeto “Feira de Ciências em Toda Parte”, projeto desenvolvido pelo Espaço Ciência, que tem como diretor Antônio Carlos Pavão. “O que nós estamos vendo aqui é que na escola se produz ciência e tecnologia de qualidade e que é preciso valorizar isso. Não é só nas academias e nas universidades que se faz pesquisa de ponta, os nossos alunos também conseguem fazer isso, porque eles são criativos, trabalhadores e gostam de trabalhar em equipe. Eles produzem trabalhos sobre problemas do seu cotidiano, problemas de interesse social, então é um trabalho de qualidade que estamos apresentando aqui”, afirmou Antônio Carlos Pavão.

Um dos projetos apresentados é sobre a fabricação de sabão em barra utilizando óleo de cozinho descartado e soda cáustica.“Ecosabão, uma prática sustentável através da educação ambiental” é uma criação do aluno Pedro Henrique Correia com a professora Evanize Pereira da Escola Municipal Professor João Francisco de Souza, do bairro do Fragoso, em Olinda. O sabão produzido pelos alunos está sendo utilizado na limpeza da própria escola: na lavagem de pratos e panos.

Nesta sexta-feira, durante o encerramento do evento, serão selecionados os melhores trabalhos para participar da Feira de Ciências de Pernambuco, que reúne projetos de todos os estados do país e será realizada em novembro no Shopping Riomar.

Veja também

Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (3) em Pernambuco
Tempo

Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (3) em Pernambuco

Operação encontra ligação entre estabelecimentos que comercializam sucatas e furtos na RMR
Polícia

Operação encontra ligação entre estabelecimentos que comercializam sucatas e furtos na RMR