Festival da Seresta e jogos alteram trânsito no Recife neste fim de semana

O objetivo é garantir a mobilidade e segurança viária de pedestres e condutores nas partidas de futebol e no Festival de Seresta

CTTU vai monitorar o Festival de Seresta e partidas de futebol que acontecem neste fim de semana (11 e 12). CTTU vai monitorar o Festival de Seresta e partidas de futebol que acontecem neste fim de semana (11 e 12).  - Foto: Anna Tiago/Do Portal FolhaPE

Dois jogos e o 25º Festival Nacional da Seresta alteram o trânsito do Recife neste fim de semana.

Por causa do Festival Nacional da Seresta, que começou desde a quarta-feira (8), está proibida a circulação de veículos em todo o entorno da Torre Malakoff, no Bairro do Recife, como nos cruzamentos da Rua do Observatório x Rua do Brum; Rua do Bom Jesus x Praça Arsenal da Marinha; Rua da Guia x Rua Barão Rodrigues Mendes; Avenida Barbosa Lima x Rua Domingos José Martins. Está proibido estacionar em todo o entorno da Praça do Arsenal, das 18h às 4h. A medida preventiva visa a dar livre circulação ao público que vai comparecer ao festival.

Leia também:
Uso de patinetes elétricos alerta para segurança e regulamentação
Trânsito na Zona Norte do Recife muda a partir deste sábado


No sábado (11), para o jogo entre o Sport e Figueirense, às 16h30 na Ilha do Retiro, a operação da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) começa às 13h30, sendo montada no entorno do estádio Adelmar da Costa Carvalho. A equipe de 20 agentes de trânsito deve permanecer no local até a dispersão total do público, prevista pra acontecer por volta das 19h30.

Pontos como a Avenida Engenheiro Abdias de Carvalho, Estrada dos Remédios, Túnel Chico Science e o cruzamento entre Avenida Governador Agamenon Magalhães e a Rua Paissandu serão monitorados. De início, a única via bloqueada é a Rua Tabaiares, que dá acesso ao estádio. No entanto os bloqueios podem ser ampliados a depender da necessidade.

Para o jogo entre o Náutico e Ferroviário, às 18h do domingo (12), no bairro dos Aflitos, a operação tem início às 15h no entorno do Estádio Eládio de Barros Carvalho. Assim como no jogo do sábado (11), uma equipe com 18 agentes de trânsito deve permanecer no local até que o público se disperse totalmente, por volta das 21h.

Inicialmente, as ruas da Angustura e Manuel de Carvalho ficarão interditadas para a circulação de veículos e apenas moradores terão acesso ao local pela Rua Padre Silvino Guedes. A depender da movimentação dos torcedores, a Avenida Conselheiro Rosa e Silva será interditada no trecho entre a Rua Conselheiro Portela até Av. Santos Dumont e, nesse caso, o fluxo de veículos da Av. Rosa e Silva será desviado pela Rua Senador Alberto Paiva.

Orientações
Para evitar trânsito com retenções, a CTTU aconselha que o público chegue cedo no evento. O ideal é adotar o uso do transporte coletivo, deixando o carro em casa. Uma outra alternativa é reunir um grupo para compartilhar um veículo, considerando que a oferta de vagas é limitada.

Os condutores também devem estar atentos à sinalização que proíbe estacionamento. A fiscalização será rigorosa e o motorista que tiver o carro flagrado em local irregular corre o risco de receber multas entre leve, média e grave, no valor de R$ 88,38 (três pontos na CNH), R$ 130,16 (quatro pontos na CNH) ou 195,23 (cinco pontos na CNH) e de ter o veículo rebocado.

Veja também

Covid-19: em revisão de dados, Recife identifica morte de um menino de 8 anos sem comorbidade
Pandemia

Covid-19: em revisão de dados, Recife identifica morte de um menino de 8 anos sem comorbidade

CTTU faz mudança no trânsito do Alto do Mandu
Circulação

CTTU faz mudança no trânsito do Alto do Mandu