Fiéis comemoram o dia de São Salvador do Mundo, padroeiro de Olinda

A data foi celebrada com missa na Catedral da Sé e procissão pelas ruas da cidade

A missa foi regida pelo arcebispo de Olinda e Recife dom Fernando SaburidoA missa foi regida pelo arcebispo de Olinda e Recife dom Fernando Saburido - Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

Em comemoração ao dia de São Salvador do Mundo, padroeiro da cidade de Olinda, fiéis se reuniram na Catedral da Sé, nesta terça-feira (6), para uma missa em celebração à data.

A missa foi regida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Antônio Fernando Saburido. Ele falou sobre o significado da data para a cidade de Olinda. “Para Olinda é um dia muito importante. É um privilégio que São Salvador, o próprio Jesus Cristo, seja o padroeiro da cidade”.

A festa, que deu início às comemorações no sábado (3), teve o apoio dos fiéis. “Nós contamos com a participação assídua das paróquias de Olinda nos últimos três dias”, contou o arcebispo.

Enrolada em um manto azul, Nilza Maria da Silva, 63, estava representando a filha, Vitória. “Quando minha filha tinha três anos ela enfrentou um câncer. Eu pedi pela saúde e, desde que ela venceu a doença, todos os anos, no dia de São Salvador ela vinha com o manto para agradecer. Porém, ela se mudou para Belo Horizonte há três anos e, então, eu venho no lugar dela.“ 

Leia também:
Festival Agosto Cultural leva mais de 20 atrações a São Lourenço da Mata
Wehoo Festival aporta no Recife com atrações bastante instigantes 
Ator recifense participa de concurso para 'Malhação'
Super Oxe Gang, single lançado por rappers do Recife, inicia projeto que difunde o trap local

Mônica Alves, 47, é católica e contou que estava levando a filha, Marília Livia, de 12 anos, pela primeira vez. “Eu venho sempre. Escolhi essa religião para mim e acho importante repassar para minha filha. Hoje é um dia importante é quis trazê-la para ela conhecer”.

Após a missa, os presentes seguiram em procissão acompanhados do andor com a imagem do São Salvador. Os fiéis saíram da Catedral da Sé, e passaram pelas ruas Bispo Azevedo Coutinho, do Amparo, Bernardo Vieira de Melo, São Bento, 27 de Janeiro, com encerramento em frente à Matriz São Pedro Mártir de Verona, no Amparo.

Apesar de ser morador do bairro de Areias, no Recife, Fabio Soares, 35, marca presença na celebração da data há dez anos. “Eu acho muito importante a missa em comemoração ao dia do padroeiro de Olinda. Eu sou um frequentador assíduo e uso essa data para renovar a minha fé todo ano. Além da missa, também acompanho a procissão”, afirmou.

Veja também

Brasil registra 13.439 infectados e 377 mortos pela Covid-19 nas últimas 24h
Coronavírus

Brasil registra 377 mortos pela Covid-19 nas últimas 24h

Pernambuco terá centro de testagens por demanda espontânea no Centro de Convenções
Coronavírus

Pernambuco terá centro de testagens por demanda espontânea no Centro de Convenções