Fiéis terão mais ônibus para a Festa do Morro; confira esquema de mobilidade

Reforço de frota e a implantação de uma parada provisória na Avenida Norte foram ações tomadas pela Grande Recife para facilitar o acesso à festa

Imagem de Nossa Senhora da Conceição, no Morro Imagem de Nossa Senhora da Conceição, no Morro  - Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR

Neste sábado (8), milhares de pessoas subirão o morro para saudar Nossa Senhora da Conceição no Recife. Uma tradição que já persiste há, pelo menos, 114 anos, com a popular procissão de encerramento da festa, que este ano começará às 15h. Por isso, para facilitar a vida dos fiéis, garantir a segurança e uma boa celebração, diversos serviços da Região Metropolitana do Recife prepararam um esquema especial para a festa do morro, que acontece na Praça da Conceição, em Casa Amarela, na Zona Norte da Cidade.

Para os que desejam aproveitar a festa sem se preocupar com carro e estacionamento, o Grande Recife reforçará a frota em 27 linhas de ônibus. Também será implantada uma parada provisória na Avenida Norte (após o Largo Dom Luis, junto ao Armazém Santos - Materiais de Construção), que atenderá 11 linhas que passam pelo local, e manterá o Terminal Integrado da Macaxeira funcionando durante toda a madrugada do sábado (8). Serão 437 ônibus circulando pela região que, juntos, farão 3.725 viagens nesta sexta e sábado, os dois últimos dias da festa. Ou seja, 65 veículos e 646 viagens a mais que nos dias comuns.

Leia também:
Shoppings e lojas do Centro vão funcionar neste feriado de Nossa Sra. da Conceição
Procissão da Bandeira marca início da Festa do Morro


Especificamente a linha 612 - Morro da Conceição terá seu terminal transferido para a Rua Pedro Allain, das 04h às 23h30 do sábado. Já a linha 622 - Vasco da Gama (Cabugá) terá seu itinerário modificado, no sentido cidade/subúrbio, na noite da sexta até o fim da operação. Nesse período, os veículos deverão seguir o itinerário: Avenida Norte, Rua Vasco da Gama.

Com o TI Macaxeira operando na madrugada do sábado, seis linhas realizarão 26 viagens a mais, a partir das 0h30 - entre elas, s linha Barro/Macaxeira. Para facilitar o embarque e desembarque de passageiros na Avenida Norte, no sentido cidade/subúrbio, a parada em frente à Escola Profissionalizante Dom Bosco se tornará temporariamente seletiva, atendendo apenas as linhas 641 - TI Macaxeira/Encruzilhada e 645 - TI Macaxeira/Avenida Norte. Nessas viagens, os demais terminais integrados estarão fechados. Por isso, os pontos de retorno serão na BR-101.

Trânsito
A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) preparou operação especial de trânsito para acompanhar a 114ª Festa do Morro da Conceição. Serão ;interditados pontos estratégicos, nos cruzamentos do Largo Dom Luiz com a Avenida Norte Miguel e com a Rua Dois de Fevereiro, além de toda a Rua Itacoatiara, que dá acesso à subida do Morro, restringindo o acesso de veículos ao local.

No total, um efetivo diário de 50 a 80 agentes de trânsito irá atuar na operação. Os bloqueios só serão desfeitos à 1h do domingo (9), após o término da festa. Apenas os veículos de moradores, devidamente identificados com um comprovante de residência, vão ter acesso à área. A CTTU aconselha que os fiéis cheguem cedo ao local e utilizem o transporte coletivo - o número de pessoas esperado é alto e a oferta de estacionamento em via pública, limitada.

As Operações Rota de Fuga e Trânsito Seguro, do Detran-PE, também estarão fiscalizado o trânsito na capital. No entanto, a sede do departamento estará fechada. Estarão abertos apenas os expressos de Olinda, Garanhuns e Petrolina e os dos shoppings Guararapes, em Jaboatão dos Guararapes; Costa Dourada, no Cabo de Santo Agostinho; Caruaru, Difusora e Paulista.

Linhas que serão atendidas pela parada provisória na Avenida Norte:

330 - Casa Amarela/CDU; 517 - Córrego do Inácio; 612 - Morro da Conceição; 621 - Alto Treze de Maio; 622 - Vasco da Gama (Cabugá); 623 - Vasco da Gama (João de Barros); 624 - Brejo; 631 - Nova Descoberta (Cabugá); 632 - Alto do Refúgio; 642 - Guabiraba (Córrego do Jenipapo) e 644 - Largo do Maracanã.

A linha 612 - Morro da Conceição terá seu terminal transferido para a Rua Pedro Allain, das 4h às 23h30 do sábado (08).

A linha 622 - Vasco da Gama (Cabugá) terá seu itinerário modificado, no sentido cidade/subúrbio, na noite da sexta-feira até o fim da operação no sábado.

Os veículos deverão seguir o itinerário: Avenida Norte, Rua Vasco da Gama.

Na madrugada do sábado, seis linhas irão realizar 26 viagens a mais, no TI Macaxeira a partir da 0h30:

202 - Barro/Macaxeira (Várzea); 207 - Barro/Macaxeira (BR-101); 601 - Bola na Rede/Macaxeira; 1906 - TI Pelópidas/TI Macaxeira; 902 - Mirueira/Macaxeira e 948 - Arthur Lundgren II/Macaxeira.  Nessas viagens, os demais terminais integrados estarão fechados. Por isso, os pontos de retorno serão na BR-101.

Veja também

Pernambuco registra 1.391 novos casos e 56 óbitos por Covid-19, nas últimas 24 horas
Coronavírus

Pernambuco registra 1.391 novos casos e 56 óbitos por Covid-19, nas últimas 24 horas

Oito atletas desfalcam Santa por conta da Covid-19
Série C

Oito atletas desfalcam Santa por conta da Covid-19