Filhote de baleia morto encalha na praia de Boa Viagem

Animal, que também estava sem cabeça e sem nadadeira, apareceu na areia na manhã desta quinta-feira (3)

Filhote foi encontrado na manhã desta quinta-feira (3)Filhote foi encontrado na manhã desta quinta-feira (3) - Foto: Cortesia/Adriano Artoni

Um filhote de baleia da espécie jubarte foi encontrado morto e sem cabeça na praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, na manhã desta quinta-feira (3), nas proximidades do Segundo Jardim.

Equipes de Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) retiraram o corpo do animal por volta das 9h45. Os profissionais utilizaram uma pá mecânica para realizar a remoção do filhote.

Leia também:
Fotógrafo registra momento em que esquilo cheira flor
Leão marinho é fotografado na boca de baleia jubarte


De acordo com o técnico em Meio Ambiente Adriano Artoni, o animal é um macho de cerca de 6 metros de comprimento e foi encontrado com várias mordidas - provavelmente feitas por tubarões - pelo corpo. "O filhote veio pelas correntezas marinhas. Da terça para quarta foi detectado um volume, mas não se sabia o que era. Quando [a baleia] encalhou esperamos a maré baixar", explicou. O animal já estava sob observação na orla de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, e encalhou na praia da capital pernambucana por volta das 4h30.

"Era um bebê e provavelmente ainda estava sendo amamentado pela mãe. Fica difícil saber a causa da morte pois foi achado em estado de decomposição, de mais de quatro dias", acrescentou Artoni. O filhote também não tinha uma das nadadeiras. Segundo a Emlurb, não havia manchas de óleo no corpo, que será encaminhado para o Centro de Tratamento de Resíduos.

Filhote foi encontrado na manhã desta quinta-feira (3)

Filhote foi encontrado na manhã desta quinta-feira (3) - Foto: Cortesia/Adriano Artoni

 

Veja também

Professores repudiam reabertura das escolas em ato simbólico no Recife
Protesto

Professores repudiam reabertura das escolas em ato simbólico no Recife

Briga no Complexo do Curado termina com um preso morto e dois feridos
Sistema prisional

Briga no Complexo do Curado termina com um preso morto