Pernambuco

Já é verão! Estação promete mais calor em Pernambuco, com mais chuva no Sertão

Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima, trimestre dezembro, janeiro e fevereiro deve ter maior índice de chuvas no Sertão no ano; Na RMR, temperaturas médias são de 32º

CalorCalor - Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

Chegou a época do ano em que o Recife vira Hellcife! O verão, que começou  oficialmente à 1h19 da madrugada deste domingo (21) em Pernambuco, deve trazer temperaturas mais altas ao Estado e, no Sertão pernambucano, o maior índice de chuvas do ano. As informações são da Agência Pernambucana de Águas, a Apac.

De acordo com a agência, a média das temperaturas máximas em Pernambuco no trimestre dezembro, janeiro e fevereiro giram em torno de 34º no Sertão e 32° no Agreste, na Zona da Mata e na Região Metropolitana do Recife (RMR).

O verão também costuma ter os maiores índices pluviométricos no Sertão. Segundo a Apac, a média no Sertão de Pernambuco é de 360 mm (milímetros) e de 330 mm no Sertão do São Francisco. No Agreste, a média é de 217 mm. Já na Zona da Mata, 315 mm, e no Litoral, 490 mm aproximadamente. Para se ter uma ideia, as chuvas na primavera, estação que antecede o verão, costumam ser de, em média, 45 mm no Sertão.

Leia também:
Início do verão dá o alerta para cuidados com exposição solar
Cuidados com as doenças de verão
HCP inicia campanha do Dezembro Laranja, que alerta sobre perigos do câncer de pele

Além de ser a estação mais quente do ano, o verão - que vai até as 3h50 da madrugada de 20 de março - é conhecido por ter dias mais longos. No entanto, a Apac afirma que, em Pernambuco, o aumento das horas do dia é pouco perceptível devido à localização do Estado.  Posicionado em uma região tropical e perto da Linha do Equador, a incidência dos raios solares em Pernambuco deve manter uma proporção constante, o que implica em uma variação pequena (de poucos minutos) no tamanho do dia.

Veja também

Marinha segue buscas por quatro tripulantes ainda desaparecidos após naufrágio de navio
Thais IV

Marinha segue buscas por quatro tripulantes ainda desaparecidos após naufrágio de navio

Pernambuco confirma mais quatro mortes e 2.048 casos de Covid-19
Coronavírus

Pernambuco confirma mais quatro mortes e 2.048 casos de Covid-19