Jornalista Magno Martins recebe título de Cidadão de Olinda

O autor da proposição, aprovada por unanimidade, é o vereador Vlademir Labanca

Magno Martins recebe título de Cidadão de OlindaMagno Martins recebe título de Cidadão de Olinda - Foto: Jose Britto/Folha de Pernambuco

O jornalista Magno Martins, colunista da Folha de Pernambuco, recebeu o título de Cidadão de Olinda, na noite desta segunda-feira (23). A cerimônia aconteceu no plenário da Casa Bernardo Vieira de Melo, no Varadouro, e contou com a presença do presidente da Câmara, o vereador Jorge Federal, entre outros políticos e jornalistas.

Natural da cidade de Afogados da Ingazeira, no Sertão do Estado, Magno conta que é uma prazer receber esta homenagem. "Para mim é uma honra muito grande sair do Sertão do Pajeú, tangido pela seca de uma região tão inóspita como a nossa, ser filho de gente tão humilde e trocar hoje aqui o meu gibão e chapéu de couro por um mascoteiro da Guerra dos Mascates. Quem não quer ser cidadão de Olinda? Uma cidade histórica, Patrimônio Mundial da Unesco, a cidade da boemia, dos seus casarios, igrejas coloniais", comenta.

Leia também:
O colunista Magno Martins volta a assinar coluna na Folha de Pernambuco
Magno Martins volta a comandar o Frente a Frente na Rádio Folha FM 

O jornalista diz ainda que a relação dele com a Marim dos Caetés é antiga. "Tenho recordações na cidade desde a minha época de estudante quando eu frequentava os bares e a noite da boemia olindense. No jornalismo abracei muitas causas em Olinda. Cobri muitas eleições na cidade. Recentemente fiz um movimento em defesa da criação da primeira faculdade de medicina de Olinda, que sempre foi essa referência boa que eu costumo difundir como símbolo do Estado de Pernambuco", comentou.

O mais novo cidadão olindense destaca ainda a relação dele com o jornalismo. "As pessoas não têm homenageado o Magno Martins, mas o jornalista que já tem quase 40 anos de batente, já trabalhou em vários veículos nacionais e se dedicou ao jornalismo de cidadania, à defesa daqueles que mais precisam da imprensa, os desassistidos, oprimidos", falou antes cerimônia.

O autor da proposição, aprovada por unanimidade, é o vereador Vlademir Labanca. Ele falou sobre a importância de dar o título a Magno Martins. "É um reconhecimento a um jornalista do segmento político, com vários seguidores olindense, que noticia os fatos da política nacional no dia a dia. Acho importante valorizar em um momento tão difícil de certo preconceito que vive o mundo jornalístico hoje em dia por dar publicidade aos fatos e garantir a notícia aos ouvintes e leitores", disse Labanca.

Histórico

Magno Martins é bacharel em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, com pós-graduação em Ciência Política pela mesma instituição. Iniciou a carreira em 1980 na sua terra natal. Em 1984 optou por morar em Brasília. Na capital federal foi responsável pelo projeto e criação da Agência Nordeste, a primeira em tempo real com notícias regionais focada nos estados nordestinos. Atualmente, é editor do Blog do Magno, pioneiro no Nordeste, com 11 anos de funcionamento ininterruptos e de maior visibilidade em Pernambuco. Também de forma pioneira criou a Rede Nordeste de Rádio, com mais de 40 emissoras, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha, no Recife, que retransmitem o programa Frente a Frente, ancorado por ele.

Veja também

TJPE libera realização de provas de Concurso Público em Gravatá
Justiça

TJPE libera realização de provas de Concurso Público em Gravatá

Ritmo de contágio da Covid-19 sobe em Pernambuco; Jaboatão é município com mais casos ativos
Pandemia

Ritmo de contágio da Covid-19 sobe em Pernambuco; Jaboatão é município com mais casos ativos