Mais de 2,5 toneladas de lixo são recolhidas por voluntários no Recife
Dois mutirões realizados no sábado (8), realizaram a coleta dos resíduos na Praia do Pina e nas margens do rio Capibaribe
O último fim de semana foi marcado pela preservação do meio ambiente no Recife. No sábado (8) ocorreram mutirões na Praia do Pina e nas margens do Rio Capibaribe. As ações conseguiram ao todo retirar mais de 2,5 toneladas de lixo das áreas onde houveram as coletas.
As atividades no Rio Capibaribe foram organizadas pelo projeto Pró-Capibaribe e a última atividade contou com a presença de cerca 40 participantes. Todos os resíduos foram destinados para a coleta seletiva da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), que ficará responsável pela destinação correta do lixo coletado.
Na praia do Pina, o mutirão foi organizado pelo projeto EducaOcean, e aproximadamente 372 voluntários realizaram a limpeza nas imediações do empresarial JCPM. Em 50 minutos de coleta foram recolhidos mais de 10 mil partículas de plástico e 8152 bitucas de cigarro.
Leia também:
Ciclistas recolhem mais de uma tonelada de lixo das margens do rio Jaboatão
Cresce volume de lixo no esgoto da RMR, aponta Compesa
Ambos os projetos preveem novas edições para o segundo semestre deste ano. O Pró-Capibaribe pretende no dia 7 de julho realizar uma limpeza dentro das águas do Capibaribe, com a ajuda de um barco para a navegação. Já o EducaOcean tem uma nova atividade marcada para o dia 15 de setembro, em celebração ao Dia Mundial da Limpeza de Praia.
De acordo com um dos organizadores da ação no Capibaribe, Rodrigo Coutinho, a expectativa é de que a iniciativa possa oferecer novos olhares sobre o Rio. “É importante consolidar a educação ambiental dentro e fora do Capibaribe. Trazemos essa proposta de participação para que os voluntários tenham novos olhares sobre o que a poluição tem feito com um bem tão rico e cheio de vida, que é o rio”, explica.
Os interessados em se voluntariar ou saber mais sobre os projetos podem encontrar mais detalhes no instagram, @procapibaribe ou @projetoeducaocean.