A-A+

Mostra de Cinema ao Ar Livre movimenta Agreste no feriado

Neste sábado (20) e domingo (21) a segunda edição do Curta na Serra - Mostra de Cinema ao Ar Livre, exibe curtas-metragens e apresenta shows musicais, entre outras atrações

Segunda edição do 'Curta na Serra' levará cinema e arte para Agreste pernambucanoSegunda edição do 'Curta na Serra' levará cinema e arte para Agreste pernambucano - Foto: Juarez Ventura/Divulgação

Serra Negra, distrito de Bezerros, Agreste pernambucano, recebe neste sábado (20) e domingo (21) a segunda edição do Curta na Serra – Mostra de Cinema ao Ar Livre, com acesso gratuito ao público que poderá conferir filmes, shows e outras atividades culturais.

Sob a curadoria de Marlom Meirelles, Eva Jofilsan e Amana Ramos, nesta edição o recorte da Mostra será voltado para os curtas-metragens nordestinos abraçando, dessa maneira, a pluralidade de linguagens audiovisuais produzidas na Região, entre elas ficção, documentário e videoclipe. No primeiro dia serão exibidos onze filmes que terão como temática a resistência social e política. Já no segundo dia, sete filmes provocam reflexões sobre afeto e coletividade em tempos de ódio e intolerância.

Leia também:
Petrobras corta patrocínio de festivais de cinema, música e teatro
Diretores de 'Vingadores' pedem que fãs evitarem spoilers do novo filme
Crítica: Filme 'Los Silencios' faz uma viagem entre o onírico e o documental

Serão cerca de 3h30 de programação audiovisual com exibição em telão ao ar livre no anfiteatro do Mirante de Serra Negra. A sessão do sábado começa às 19h e a do domingo às 18h.

Homenagens
No primeiro dia da sessão de filmes da mostra, a solenidade de abertura homenageará a atriz Marcélia Cartaxo, paraibana que figurou em telenovelas e filmes nordestinos nas últimas décadas. Já no segundo dia é a vez do artesão bezerrense Lula Vassoureiro, Patrimônio Vivo de Pernambuco, ser agraciado por sua contribuição às artes plásticas e pela confecção de máscaras de papangu, marca do Carnaval do município.

Shows
O “Curta Na Serra” traz também apresentações ao Polo Cultural de Serra Negra, reverenciando projetos de música autoral pernambucana, assim como espetáculos cênicos. No sábado (20), após a sessão, a Som Na Rural recebe o projeto Corre-Campo, formado pelos artistas Marcello Rangel, Ágda Moura e Luiza Fittipaldi.

No domingo (21) a programação começa às 16h com o espetáculo “Histórias da Caixola” e contação de histórias por Alexandre Revorêdo e Stephany Metódio; às 16h30 é a vez do espetáculo “TrupeÇando”, do palhaço Allan Barros; às 17h, o Som Na Rural recebe show da caruaruense Gabi da Pele Preta.

Encontro do Audiovisual
A Casa das Flores será palco do Encontro do Panorama Nordeste, atividade paralela do II Curta Na Serra, às 10h do domingo (21). Na ocasião um grupo formado por realizadores de filmes, mostras e festivais do Nordeste se encontra para diálogo sobre o atual cenário de produção audiovisual da Região com a presença, também, realizadores do Agreste para intercâmbio de saberes, contemplando a realidade do cinema na localidade.

Serviço
II Curta Na Serra – Mostra de Cinema ao Ar Livre

Sábado (20) e domingo (21), na Serra Negra, em Bezerros
Acesso gratuito

Programação:

Sábado (20)
Panorama 1: Nossa Arma é o Cinema – Anfiteatro de Serra Negra, 19h
• Cerimônia de abertura
• Homenagem a Marcélia Cartaxo
• Exibição de filmes:
Ultravioleta (PB)
O Poeta do Barro Vermelho (AL)
Julian, Sem A, Sem O (PB)
Tempo Circular (PE)
Não Te Quero Mais Mizéra (PE)
Desyrrê (PE)
Impávido Colosso (PE)
Eu o Declaro Meu Inimigo (PE)
Quanto Craude no Meu Sovaco (PE)
Avalanche (AL)
Revólver (PE)

Shows – Polo Cultural de Serra Negra, 22h
Som Na Rural recebe o projeto Corre-Campo: Marcello Rangel, Ágda Moura e Luiza Fittipaldi + Festa com DJs Clássico dos Clássicos.

Domingo (21)
Encontro do Panorama Nordeste – Casa das Flores, 10h

Shows e Espetáculos – Polo Cultural de Serra Negra, 16h
• Histórias da Caixola - Contação de histórias com Alexandre Revoredo e Stephany Metódio;
• Espetáculo TrupeÇando, com o palhaço Allan Barros;
• Som Na Rural recebe Gabi da Pele Preta.

Panorama 2: Segura Minha Mão – Anfiteatro de Serra Negra, 18h
• Homenagem a Lula Vassoureiro;
• Exibição de filmes:
Família Tropa Trupe – O Circo Enquanto Vida (RN)
Guaxuma (PE)
Nova Iorque (PE)
Clandestino (SE)
Terra (PE)
O Som do Silêncio (BA)
Bala Perdida (PE)

Veja também

Detran faz Blitz educativa em Porto de Galinhas para abordar conflitos no trânsito
AÇÃO

Detran faz Blitz educativa em Porto de Galinhas para abordar conflitos no trânsito

Em 24, Pernambuco registra 516 casos confirmados e 10 óbitos por Covid-19
Coronavírus

Em 24, Pernambuco registra 516 casos confirmados e 10 óbitos por Covid-19