Nova campanha do Homem da Meia-Noite promove valorização da vida

Em parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV), a campanha promove ações de setembro amarelo nas escolas e reúne fundos para beneficiar o centro

"Palavras que salvam vidas" é o tema da campanha social neste ano. "Palavras que salvam vidas" é o tema da campanha social neste ano.  - Foto: Arthur Mota/ Folha de Pernambuco.

Em alusão ao Setembro Amarelo, mês de valorização à vida, “Palavras que salvam vidas” é o tema da recém-lançada campanha do Clube de Alegoria Crítica O Homem da Meia-Noite. Nesta terça-feira (10), foi feito o lançamento oficial da campanha social de 2019 em parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV) de Pernambuco, de modo que o valor arrecadado será revertido integralmente para o centro. Na ocasião, com o apoio de artistas pernambucanos, também foi divulgada a nova camisa que irá angariar fundos destinados ao CVV.

De acordo com Luís Adolfo, presidente do Homem da Meia-Noite, a ideia de trabalhar o tema de combate à depressão surgiu dentro das escolas. “Como professor e educador, eu vi a necessidade dos meus alunos de valorizar as coisas mais simples”, contou. Para o presidente, o clube sempre pensa em cuidar dos que precisam, como houve no ano anterior, com o apoio ao Hospital de Câncer de Pernambuco. “Todos os anos, o Homem da Meia-Noite sempre pensa em cuidar das pessoas, então eu vi a necessidade de haver um acolhimento, de haver um apoio”, completa.

Leia também:
Setembro Amarelo: campanha oferece apoio na prevenção do suicídio
OAB-PE realiza palestra com foco no Setembro Amarelo

Por isso, parte da campanha envolve fazer visitas em seis escolas públicas, sendo três delas do município de Olinda e outras três estaduais. Em parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura de Olinda, as escolas receberão palestras, rodas de conversas e outras ações do Setembro Amarelo com o apoio do CVV. Para a vice-coordenadora do Centro de Valorização da Vida, Isabel Melo, o contato é uma oportunidade. “O nosso trabalho é de apoio emocional, então nós damos a oportunidade àqueles que estão se sentindo deprimidos, de conversar”, afirma.

Conversando com o tema “Palavras que salvam vidas”, o CVV trabalha com um apoio emocional disponível 24h por dia, seja por chat, por telefone ou por e-mail, além de atual presencialmente em eventos nas comunidades. Nesse sentido, a expectativa é que as palavras de apoio ajudem os jovens a recuperar a vontade de viver, combatendo a depressão.

Para representar a campanha, foram confeccionadas 300 camisas que abordam empatia e amor próprio, ostentando a cor amarelo vivo e frases motivacionais como “Falar é a melhor solução”. Na ajuda da divulgação, o Homem da Meia-Noite conta com ajuda de artistas pernambucanos, como Bia Villa Chan,uma das primeiras a vestir a camisa; Silvério Pessoa, Rogério Rangel; Ed Carlos e Nádia Maia.

A cantora Bia Villachan tem a sua forma própria de espalhar a vontade de viver. “Uma das formas de espalhar amor é exatamente através da música, estou muito feliz de estar representando uma campanha tão importante”, conta. A cantora deve se fazer presente nas visitas às escolas e ajudar com conversas e apresentações.

Alunos

Na Escola de Referência Padre Francisco Carneiro, uma das instituições que receberá as ações em parceria com o CVV, a estudante do terceiro ano Débora Brito, 18, já é envolvida com ações de combate à depressão que duram todo o ano. A menina viu na dor de uma amiga próxima a oportunidade de criar uma iniciativa que ajudasse todos na escola. A partir daí, encabeçou o Projeto Girassol, que foi abraçado pela gestão da escola, professores e alunos.

Débora Brito, 18, faz ações contra depressão na escola onde estuda.

Débora Brito, 18, faz ações contra depressão na escola onde estuda. - Crédito: Arthur Mota/ Folha de Pernambuco.

Desde 2018, a iniciativa atua na promoção do amor próprio dentro da escola, através de conversas, palestras e ações que fazem o indivíduo sentir-se bem. “Temos oficinas com maquiadores, temos penteados e cortes de cabelo masculino - tudo para as pessoas se sentirem melhor, também disponibilizamos professores para conversar e organizamos palestras”, explicou Débora.

 

Confira as lista de escolas que receberão as ações:

- EREM Santa Ana
- EREM Floriano Peixoto
- EREM Padre Francisco Carneiro
- Escola Municipal Lions Dirceu Veloso
- Escola Municipal Dom Azeredo Coutinho
- Escola Municipal Gregório Bezerra

 

Veja também

Contra dupla função, rodoviários paralisam circulação de ônibus no Centro do Recife
Protesto

Contra dupla função, rodoviários paralisam circulação de ônibus no Centro do Recife

Plano de Convivência: veja em qual etapa está cada cidade de Pernambuco a partir desta segunda
Coronavírus

Plano de Convivência: veja em qual etapa está cada cidade de Pernambuco a partir desta segunda