A-A+

Obra do muro de contenção no Alto das Pedrinhas é finalizada

A ação faz parte do Programa Parceria, da Prefeitura do Recife, que pretende diminuir os impactos causados pela chuva

Obra de muro de contenção no Alto das Pedrinhas, Zona Norte do RecifeObra de muro de contenção no Alto das Pedrinhas, Zona Norte do Recife - Foto: Arthur Mota / Folha de Pernambuco

Como parte das ações do Programa Parceria, a Prefeitura do Recife entregou uma obra de muro de contenção no Alto das Pedrinhas, na Zona Norte do Recife. A obra, realizada por meio de uma parceria estabelecida entre a Secretaria Executiva de Defesa Social e os moradores da comunidade, foi construída em uma casa onde moram um casal e duas crianças. De acordo com a Defesa Civil do Recife, as obras do programa fazem parte de um programa de prevenção que deve amenizar os impactos causados pelas chuvas na região.

Segundo o secretario executivo da Defesa Civil, Cássio Sinomar, o programa escolhe as localidades a partir das necessidades detectadas nas vistorias realizadas pelo órgão. “Quando a população solicita uma vistoria, nós verificamos o local e traçamos soluções, que podem ser construção de muros ou aplicação de geomantas. Se o Parceria viabilizar a realização da obra, oferecendo a elaboração do projeto e os materiais necessários e os moradores oferecerem a mão de obra, o programa pode vir a executá-la”, disse o secretário. A Prefeitura do Recife afirma que mais de 300 obras do programa, que consiste na parceria entre os órgãos governamentais e a sociedade civil, estão sendo executadas.

Leia também:
Motorista que danificou monumento deverá pagar R$ 170 mil à prefeitura
Inmet alerta para chuvas fortes no Sertão de Pernambuco
Geraldo Julio fala sobre sucessão e anuncia projetos para 2020

O prefeito do Recife, Geraldo Julio, afirmou que as obras do programa somam mais de R$ 3 milhões e têm apresentado resultados positivos. “Estamos trabalhando com a população e aproveitando o verão para realizar obras de prevenção. Outras ações, como vistorias, aplicação de lonas e obras de maior magnitude, em encostas maiores, também devem ser realizadas”, afirmou Geraldo.

“No caso da obra do Alto das Pedrinhas são três famílias que devem passar o inverno com maior tranquilidade, mesmo que esteja chovendo”, completou o prefeito.

Entre as famílias beneficiadas pela obra está a de Lidiana Pedrosa, auxiliar de serviços e do zelador Tiago Queiroz, que vivem há 7 anos em uma área classificada pela Defesa Civil como uma área de risco. De acordo com Lidiana, já aconteceram deslizamentos no local. “Há dois anos a barreira deslizou e veio parar na porta da nossa casa. Antes não tínhamos sossego pra dormir, hoje a gente pode dormir com mais tranquilidade”, disse a auxiliar de serviços gerais, que, junto ao seu companheiro, foi responsável pela execução das obras.

“Antes a gente saía pra trabalhar e deixava minhas duas filhas. Já aconteceu de elas ligarem pra mim e eu ter que sair às pressas do meu serviço pra ver como estava a situação. Agora aliviou bastante”, contou Thiago.

Veja também

Comissão de Justiça da Alepe aprova obrigatoriedade de vacinação para servidores estaduais
Coronavírus

Comissão da Alepe aprova obrigatoriedade de vacinação para servidores estaduais

Corpo de turista pernambucano que se afogou na praia do Francês, em Alagoas, é encontrado
Afogamento

Corpo de turista pernambucano que se afogou na praia do Francês é encontrado