Pernambuco

Ônibus mudam itinerário no Centro do Recife para Festa de N. Sra. do Carmo

Mudanças acontecem na avenida Dantas Barreto a partir das 21h desta quarta (4), e as vias serão liberadas e regularizadas na madrugada do dia 17 de julho

Avenida Dantas BarretoAvenida Dantas Barreto - Foto: Reprodução/Internet

A montagem das estruturas do palco para a Festa de Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife, vai alterar de maneira temporária 26 linhas de ônibus (veja lista abaixo) no Centro do Recife. A 322ª edição da festa acontece desta sexta (6) a 16 deste mês e tem como tema “O rosto de Maria na evangelização da Igreja”. As mudanças acontecem a partir das 21h desta quarta (4), e as vias serão liberadas e regularizadas na madrugada do dia 17 de julho.

Na avenida Dantas Barreto, no bairro de Santo Antônio, as paradas localizadas no trecho entre a rua Tobias Barreto e a rua São João, sentido cidade/subúrbio, estarão provisoriamente desativadas. Os motoristas dos coletivos vão parar em pontos instalados no canteiro central da avenida para o embarque e desembarque de passageiros. Esses pontos ficam logo após a travessa de São Pedro, via de acesso ao pátio de São Pedro, e perto do cruzamento com a travessa dos Martyrios, próximo ao Camelódromo.

Segundo o Grande Consórcio Recife, os ônibus que trafegam normalmente pela pista oeste (direita), que será interditada pela Autarquia de Trânsito e Transportes Urbanos do Recife (CTTU) durante o período de festas, vão mudar para a pista leste (esquerda). O trecho interditado fica entre a avenida Nossa Senhora do Carmo e a rua Tobias Barreto.

Por turno, dez agentes de trânsito vão organizar o tráfego das vias no entorno, entre os dias 6 e 16 de julho. No dia da procissão, interdições serão realizadas nos cruzamentos da avenida Dantas Barreto com a praça da República, rua Siqueira Campos, rua Primeiro de Março e avenida Guararapes. Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações, os passageiros podem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente pelo número 0800 081 0158 ou WhatsApp para reclamações, no número (81) 99488.3999.

Festividades

A partir das 7h desta sexta (6), missas serão realizadas ao longo do dia. Na véspera do dia da Santa (15), a celebração contará com o acolhimento da imagem da padroeira e uma Véspera Solene em honra à Virgem do Monte Carmelo que será ministrada pelo Arcebispo de Maceió, Dom Frei Antônio Muniz Fernandes. Um parque de diversões está sendo montado e o palco também recebe artistas nos dias de festa: Frei Damião Souza (12), Petrúcio Amorim (13), Irah Caldeira e Los Cubanos (14), Padre João Carlos (15) e Padre Damião Silva e Dudu do Acordeon (16).

No dia de Nossa Senhora do Carmo (16), as missas começam às 5h e acontecem a cada hora. O bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Limacêdo Antônio realiza uma missa solene às 10h. Às 16h, uma missa campal será ministrada pelo Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, que será transmitida online no site da TV Carmelo. Uma procissão em homenagem a Santa será realizada pelas ruas do centro do Recife e percorrerá a avenida Nossa Senhora do Carmo, praça da República, rua do Sol, avenida Guararapes, avenida Dantas Barreto, e encerrará na Praça do Carmo.

Confira as linhas de ônibus que serão afetadas:

013 - Jardim Beira Rio (Pina)
014 - Brasília (Conde da Boa Vista) - Via Príncipe
018 - Brasília Teimosa
031 - Shopping Center (Terminal Residencial Boa Viagem)
033 - Aeroporto
036 - Aeroporto (Bacurau)
038 - Residencial Boa Viagem (Bacurau)
062 - Jardim Piedade
063 - Jardim Piedade (Bacurau)
069 - Conjunto Catamarã
122 - Vila do Ipsep
145 - Alto Dois Carneiros (Bacurau)
146 - UR-11 (Bacurau)
154 - Jordão (Bacurau)
168 - TI Tancredo Neves (Conde da Boa Vista) - Via Príncipe
170 - Muribeca dos Guararapes (Bacurau)
172 - Marcos Freire (Bacurau)
184 - Cabo (Bacurau)
200 - Jaboatão (Parador)
212 - Jardim São Paulo
233 - Cavaleiro (Bacurau)
242 - Pacheco
243 - Vila Dois Carneiros - Via Agamenon Magalhães
254 - Jaboatão (Bacurau)
258 - Moreno (Bacurau)
412 - San Martin (Largo da Paz)

Veja também

Os ataques históricos à Igreja Católica Romana
ARTIGO

Os ataques históricos à Igreja Católica Romana

Em resposta aos ataques, dom Paulo Jackson defende que a dimensão social da fé não seja esquecida
CARTA DO ARCEBISPO DE OLINDA E RECIFE

Em resposta aos ataques, dom Paulo defende que a dimensão social da fé não seja esquecida

Newsletter