A-A+

PCR entrega novos 5 km de rotas cicláveis

Somados aos trechos já existentes, a cidade chegará à marca de 109 km de rotas para ciclistas

Ciclovia Graça Araújo fica localizada na área central do Recife Ciclovia Graça Araújo fica localizada na área central do Recife  - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), entregará mais 5 km de rotas cicláveis até a primeira quinzena de fevereiro. Somados aos trechos já existentes, a cidade chegará à marca de 109 km de rotas para ciclistas – 354% a mais que em 2013, quando havia 24 km. As novas rotas serão implantadas em áreas do Centro e Zona Sul da cidade. Além disso, a CTTU também entregará a requalificação da Ciclofaixa Binário de Casa Amarela (Arraial X Encanamento).

"Eu utilizo a ciclofaixa diariamente para ir ao trabalho e passar aqui antes era temerário porque, infelizmente, a maioria dos motoristas de veículos automotores, especialmente os carros, não respeitam o ciclista, então a ciclofaixa é essencial para a nossa sobrevivência e segurança", afirmou a advogada Paula Johnston. 

Para o pedreiro Gleidson de Souza, 29, a ciclofaixa é essencial para evitar os acidentes. "Às vezes a gente tem que andar entre os carros e é muito perigoso, andar na calçada também não é uma boa opção porque podemos acabar ferindo algum pedestre, ter uma via só para o ciclista é o melhor", afirmou.

No Centro do Recife, a nova rota ciclável será a terceira fase da Ciclofaixa Boa Vista, com 2,4 km de extensão. O trecho será mais uma conexão para Ciclovia Jornalista Graça Araújo, utilizando a Rua Bispo Cardoso Ayres. Além disso, a rota passará pelo Beco do Estudante (onde o espaço será compartilhado entre ciclistas e pedestres), e vai até a Avenida Conde da Boa Vista.

Leia também:
Ciclofaixa Santo Amaro é inaugurada nesta terça-feira 
Flagrante: motoristas invadem ciclofaixa na Zona Sul do Recife

A Rota também se conectará à sua segunda etapa saindo da Rua João Fernandes Vieira para Rua Joaquim Felipe, Avenida João de Barros e Rua Montevidéu. Dessa forma, serão 33 km de rotas interligadas no Centro e na Zona Norte do Recife através das seguintes rotas: Jornalista Graça Araújo, Eixo Cicloviário Camilo Simões, Rota Santo Amaro, Ciclovia Avenida Norte, Ciclofaixa Othon Paraíso, Rota Marquês de Abrantes, Ciclofaixa Santos Dumont e Ciclofaixa Professor José dos Anjos.

Para atender a Zona Sul, a CTTU implantará a Ciclofaixa Geraldão, que passará ao redor do Ginásio e possuirá 2,6 km de extensão. O equipamento terá início na Avenida Senador Robert Kennedy e seguirá pelas ruas Tavares Correia, Alan Kardec, Jornalista Cleófas de Oliveira para cruzar a Avenida Mascarenhas de Moraes e seguir pela Rua Jalisco, Avenida Sul, onde se conectará com a Estação de Metrô Antônio Falcão. Além disso, a rota continuará pela passarela de pedestre da Estação Shopping Recife para acessar a Rua Soldado Sinésio Aragão. Esta rota se conecta à Ciclofaixa Antônio Falcão.

A Ciclofaixa Antônio Falcão também se conecta com a Ciclovia Via Mangue, Rota Professor João Medeiros, Ciclovia Shopping e Ciclofaixa Jardim Beira Rio, formando, ao todo, 12 km de malha cicloviária interligada para atender ao público na Zona Sul.

Em fevereiro, será entregue, também, a requalificação da Ciclofaixa Binário de Casa Amarela. No trecho da Estrada do Encanamento, a rota foi duplicada e passará a ser bidirecional, proporcionando mais segurança viária aos ciclistas e a possibilidade de pedalar nos dois sentidos. Nos demais trechos, o equipamento recebeu manutenção em toda a sinalização.

Para regulamentar a implantação das novas rotas, a CTTU vai realizar a manutenção de toda sinalização vertical e horizontal das vias correspondentes. Além disso, a maior parte dos percursos passará a ter velocidade regulamentada de 40 km/h onde for ciclofaixa ou 30 km/h onde for ciclorrota e rua de pedestres compartilhado com bicicletas. É importante ressaltar que, com o objetivo de dar mais segurança viária a todos os modais, a CTTU também realizará o disciplinamento dos estacionamentos existentes nas vias nas quais as novas rotas serão implantadas.

Durante as semanas seguintes ao início da operação de cada novo equipamento, que acontecerão conforme o serviço de sinalização for concluído, serão destacadas equipes de agentes e orientadores de trânsito para realizar o trabalho de monitoramento e orientação nos locais. É importante ressaltar que aqueles que insistirem no descumprimento da sinalização podem ser notificados. As multas podem ser grave, em caso de estacionamento irregularmente na ciclofaixa (R$ 195,23 e 5 pontos na CNH); ou gravíssima multiplicada por 3x, se transitar na ciclofaixa (R$ 880,41 e 7 pontos na CNH).

Veja também

Pernambuco está entre os 10 estados mais inovadores do Brasil
RECONHECIMENTO

Pernambuco está entre os 10 estados mais inovadores do Brasil

Parque Dona Lindu contará com depósito para a coleta de óleo usado
Sustentabilidade

Parque Dona Lindu contará com depósito para a coleta de óleo usado