A-A+

Peça celebra neste domingo memória das Heroínas de Tejucupapo

Os relatos históricos falam de três ataques à comunidade de Tejucupapo, executados pelos holandeses

A peça é encenada no distrito desde 1993. A peça é encenada no distrito desde 1993.  - Foto: Divulgação

Neste domingo (28), será encenada mais uma edição da peça "Batalhas das Heroínas de Tejucupapo". O espetáculo, uma memória da coragem de muitas mulheres que lutaram bravamente contra do domínio holandês em Pernambuco, acontece a partir das 14h30 na Fazenda Megaó, em Tejucupapo, distrito de Goiana, na Região Metropolitana do Recife. Os relatos históricos falam dos três ataques à comunidade de Tejucupapo executados no século 17 pelos holandeses, em busca de comida e outros bens. 

Dirigida por Luiza Maria da Silva, a reconstituição, que acontece desde 1993, é um resultado da boa vontade e esforço da comunidade. Este ano a peça conta com 160 atores amadores, além de 20 pessoas no apoio e 20 seguranças. As heroínas protagonistas são vividas pela pedagoga Dayse Alves, as domésticas Claudemir Dias e Laurenice Laurentino e a aposentada Aurenita Bezerra. O evento é gratuito e tem apoio cultural da Fiat Chrysler Automobiles (FCA).

Conheça a história
Em 24 de abril de 1646, o então povoado de São Lourenço de Tejucupapo, hoje um distrito de Goiana, Pernambuco, fez história através de um ato de coragem que reuniu mulheres na defesa por suas terras e famílias, desafiando o ataque holandês. A busca por riquezas e dominação motivaram grandes conflitos no Brasil do século 17.

Pernambuco, como forte produtor de açúcar, foi um dos alvos dessa disputa de invasores europeus. E foi justamente contra os holandeses que se armaram as mulheres de Tejucupapo, lideradas pelas heroínas Maria Camarão, Maria Quitéria, Maria Clara e Maria Joaquina. Por isso, desde 1993, a peça "Batalha das Heróinas" é uma tradição na cidade e uma encenação que rememora a bravura feminina, que recebeu pouco destaque nos livros e arquivos.

Veja também

Secretaria da Mulher abre inscrições para artesãs participarem da Fenearte
Fenearte 2021

Secretaria da Mulher abre inscrições para artesãs participarem da Fenearte

Metrô do Recife terá serviço reduzido no domingo (19) para manutenção da via
Mobilidade

Metrô do Recife terá serviço reduzido no domingo (19) para manutenção da via