Peças arqueológicas encontradas no Sítio Histórico durante obras serão expostas

Mais de 200 itens como louça, cerâmica, cachimbos, pregos, moedas dos séculos 18 e 19 e projétil de bala fazem parte da exposição

Peças arqueológicas encontradas no Sítio Histórico de OlindaPeças arqueológicas encontradas no Sítio Histórico de Olinda - Foto: Aluisio Moreira/Divulgação

Peças arqueológicas encontradas durante escavações da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) no Sítio Histórico de Olinda serão expostas a partir desta quarta-feira (12) no Mercado da Ribeira, também na Cidade Alta. Mais de 200 itens como louça, cerâmica, cachimbos, pregos, moedas dos séculos 18 e 19 e projétil de bala fazem parte da Exposição Resgate e Monitoramento Arqueológico durante Ampliação e Setorização na Rede de Água da Compesa – Sítio Histórico de Olinda.

Realizada pela Compesa em parceria com a Secretaria de Patrimônio, Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico de Olinda, a entrada da exposição é gratuita. As visitas podem ser feitas das 8h às 12h e da 13h às 16h durante o período de execução da obra de melhoria do abastecimento de água no Sítio Histórico.

De acordo com a Compesa, os artefatos arqueológicos encontrados pela Compesa, desde o início da obra no Sítio Histórico, em junho deste ano, são datadas dos séculos 17, 18 e 19 e ajudam a explicar o modo de vida e os costumes que se iniciaram com a primeira vila estabelecida em Olinda, a partir do ano de 1535. As análises dos materiais ainda estão em andamento. Todo o material encontrado pertence à União, como consta na legislação vigente no País.

Veja também

Pernambuco registra 1.391 novos casos e 56 óbitos por Covid-19, nas últimas 24 horas
Coronavírus

Pernambuco registra 1.391 novos casos e 56 óbitos por Covid-19, nas últimas 24 horas

Oito atletas desfalcam Santa por conta da Covid-19
Série C

Oito atletas desfalcam Santa por conta da Covid-19