Criminalidade

Prefeitura do Cabo registra diminuição de 25% nos homicídios em relação a 2020

A gestão afirma que isso é resultado de algumas medidas adotadas para a prevenção dos crimes na cidade

Prefeitura do Cabo de Santo AgostinhoPrefeitura do Cabo de Santo Agostinho - Foto: Divulgação

Em comparação com o mesmo período do de 2020, não há mais dúvida de que os índices de criminalidade no município do Cabo de Santo Agostinho apresentaram reduções efetivas. Segundo a prefeitura, a gestão enfrentou o problema de roubos, furtos e homicídios tendo em mãos as ferramentas necessárias. 

Sob a gestão do prefeito Keko do Armazém, a Secretaria Municipal de Defesa Social desenvolveu uma filosofia de gestão de trabalho com foco na ação integrada, junto à polícia civil e militar. 

Assim, houve uma mudança estrutural da comunicação, configurando um alto grau de segurança e localização. Além disso, de maneira inédita, houve a aquisição de radiocomunicadores.

Desde o mês de janeiro, a central de controle de vídeo (CICCM) foi reforçada no município como forma de prevenção para manter o monitoramento — passaram de 50 para 100 câmeras funcionando 24 horas por dia. O CICCM tornou-se a maior central do Estado de Pernambuco. 
 

O município também vem tocando um novo projeto para reduzir crimes de roubos e furtos melhorando a iluminação pública em locais problemáticos. Com o projeto Ilumina Cabo, a SMDS acredita que vai reduzir crimes de oportunidade em espaços públicos. 

Todos os agentes passaram a atuar de maneira planejada e monitorada em locais específicos da cidade, de acordo com os horários mais demandados pela população. Assim, a presença ostensiva de segurança no município foi melhorada, o que a gestão chamou de Cartão Programa. 

O resultado veio em números: uma redução de 25% de homicídios e 18% de roubos em relação a 2020.

Ademais, o trabalho da Guarda Municipal também vem mostrando resultados positivos. Os agentes do município aumentaram em 175% a quantidade de flagrantes, de 11 para 30 no primeiro semestre de 2021.

Veja também

Os ataques históricos à Igreja Católica Romana
ARTIGO

Os ataques históricos à Igreja Católica Romana

Em resposta aos ataques, dom Paulo Jackson defende que a dimensão social da fé não seja esquecida
CARTA DO ARCEBISPO DE OLINDA E RECIFE

Em resposta aos ataques, dom Paulo defende que a dimensão social da fé não seja esquecida

Newsletter